O papa Francisco pediu ontem (22) que se reze à Virgem Maria por Mianmar para que o atual conflito “termine logo e comece um novo tempo de perdão, amor e paz”.

Ao final da oração do Ângelus, o papa lamentou que uma das igrejas mais antigas e importantes do país tenha sido incendiada e se solidarizou com a “população civil indefesa, que em muitas cidades é submetida a duras provações”.

A Igreja Católica de Nossa Senhora da Assunção, construída em 1894, foi reduzida a cinzas no dia 15 de janeiro.

Segundo a imprensa local, os soldados da junta militar de Mianmar, que controla o país desde o golpe de 2021, também queimaram centenas de casas em Chan Thar, aldeia de maioria cristã na região de Sagaing.

Após o golpe militar de fevereiro de 2021, forças pró-governo atacaram igrejas e conventos nos estados de maioria cristã de Kayah, Chin, Karen e Kachin.

Mais de 12 mil pessoas foram presas e cerca de 1,6 foram mortas no conflito, entre as quaisi 50 crianças e dezenas de padres e pastores cristãos.

“Queira Deus que este conflito termine logo e comece um novo tempo de perdão, amor e paz", disse o papa. Francisco fez os fiéis reunidos na praça de São Pedro, no Vaticano, rezarem juntos uma Ave Maria por Mianmar.

Confira também: