Na Manhã desta sexta-feira, o Papa Francisco recordou os cristãos perseguidos no Oriente Médio e os últimos ataques de palestinos contra judeus em Israel e pediu o fim da violência em toda esta região porque “a guerra traz destruição e multiplica o sofrimento dos povos”.

Antes de iniciar os trabalhos do Sínodo nesta sexta-feira, o Pontífice convidou os participantes a rezarem pela reconciliação e pela paz no Oriente Médio, e em seguida, fez um apelo à comunidade internacional.

“Estamos profundamente entristecidos e seguimos com profunda preocupação o que está acontecendo na Síria, no Iraque, em Jerusalém e na Cisjordânia, onde assistimos a uma escalada da violência que atinge civis inocentes e continua a alimentar uma crise humanitária de enormes proporções”, declarou o Santo Padre.

“Esperança e progresso provêm de escolhas de paz””, acrescentou.

Em seguida, o Papa Francisco pediu que as pessoas se unam em oração confiante a Deus em um gesto de proximidade aos patriarcas e bispos que estão no Sínodo e que vivem nessas regiões de conflito bem como a todas as pessoas que lá residem.

O apelo realizado pelo Santo Padre aconteceu no dia seguinte que o Patriarca sírio Ignace Youssef III Younan, fizesse um apelo à comunidade internacional a fim de que ajudem os cristãos a saírem “do inferno no Iraque e na Síria” lugar no qual são perseguidos pelos terroristas do Estado Islâmico.

Durante os últimos dias, a tensão aumentou em Israel e Palestina. Quinta-feira passada, quatro palestinos esfaquearam israelenses, seis pessoas ficaram feridas, três delas foram gravemente afetadas. Um soldado matou um dos agressores e dois foram presos.

Como consequência destes acontecimentos, algumas autoridades temem o surgimento de uma terceira intifada (rebelião de palestinos em Israel). A primeira aconteceu no dia 7 de dezembro de 1987 e terminou em 1993, a segunda foi do dia 29 de setembro de 2000 até 2005.

Durante a segunda intifada morreram mais de 2 mil palestinos e aproximadamente mil israelenses.

Confira ainda: 

Patriarca afirma que Iraque e Síria são um "inferno" para as famílias cristãs
http://www.acidigital.com/noticias/resumo-do-dia-do-sinodo-desta-quinta-feira-08-de-outubro-98855/