“Encontrar sempre novos caminhos para realizar uma generosa e responsável solidariedade, identificando percursos de fraterna colaboração pastoral, no sulco dos valores espirituais, que forjaram o pensamento, a arte e a cultura da Europa”, foi o pedido do Papa Francisco aos presidentes das conferências episcopais europeias, reunidos na Polônia para sua Assembleia Anual.

Reunidos em Poznań, a primeira diocese da Polônia e uma das mais antigas do continente europeu até o próximo domingo, 16 de setembro, os prelados participantes do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), reuniram-se sob a presidência do Cardeal italiano Angelo Bagnasco para discutir os vínculos de comunicação entre os bispos europeus dando ulterior impulso à missão da Igreja, especialmente em favor dos jovens, ajudando-os a redescobrir a contribuição fundamental da fé para a unidade do continente europeu.

O encontro ocorre todos os anos com a participação dos presidentes de todas as Conferências episcopais europeias que este ano tem como tema central o espírito de solidariedade na Europa.

Segundo a Agência Ecclesia, do episcopado português, “o encontro anual prevê uma apresentação do trabalho do Vaticano na área do Desenvolvimento Humano Integral; um relatório do CCEE e uma apresentação sobre as atividades realizadas e as planeadas pelas comissões deste organismo, que engloba representantes de episcopados católicos de 45 países”.

Na conferência de imprensa inaugural dos trabalhos, o presidente do CCEE, o Cardeal italiano Angelo Bagnasco, deixou votos de que este encontro tenha “consequências práticas nas igrejas, as comunidades católicas” e sobre todo o continente.

“A solidariedade, que se declina no voluntariado, particularmente, muitas vezes é retribuída”, advertiu o responsável, para quem existe a perda da consciência coletiva de um “valor fundamental para o humanismo, a gratuidade”, afirma ainda o Cardeal em nota divulgado nesta quinta-feira, 13, por Ecclesia, a agência oficial de notícias da Conferência Episcopal Portuguesa.

“O esquecimento da gratuidade, que deve ser a alma da solidariedade em todas as suas formas, trai o Evangelho e empobrece o humanismo”, acrescentou o prelado italiano após a mensagem do Papa que foi lida pelo núncio apostólico na Polônia, Dom Salvatore Pennacchio.

A sessão de abertura contou com a presença de Mateusz Morawiecki, primeiro-ministro da Polônia.

Por parte de Portugal estão presentes Dom Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa e presidente da CEP e do secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, padre Manuel Barbosa.

Confira também: