O Papa Francisco sugeriu utilizar o dinheiro usado em armas para construir um fundo mundial "para eliminar definitivamente a fome".

O Santo Padre fez esta sugestão nesta sexta-feira, 16 de outubro, em uma mensagem de vídeo por ocasião do 75º aniversário da criação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) no Dia Mundial da Alimentação.

“A crise atual nos mostra que são necessárias políticas e ações concretas para erradicar a fome no mundo... Uma decisão corajosa seria criar com o dinheiro usado em armas e outras despesas militares 'um Fundo Mundial' para eliminar definitivamente a fome e ajudar o desenvolvimento dos países mais pobres”, advertiu o Papa.

Além disso, o Pontífice sublinhou que, "para a humanidade, a fome não é só uma tragédia, mas também uma vergonha” e acrescentou que, “em grande parte, é provocada por uma distribuição desigual dos frutos da terra, à qual se acrescentam a falta de investimentos no setor agrícola, as consequências das mudanças climáticas e o aumento dos conflitos em várias regiões do planeta”.

Nesse sentido, o Papa também alertou sobre o desperdício de “toneladas de alimentos” e acrescentou que “diante desta realidade, não podemos permanecer insensíveis ou paralisados. Somos todos responsáveis”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: