O papa Francisco exortou um grupo de escoteiros franceses levar sem medo o anúncio missionário onde quer que estejam. “Sempre e em todo lugar compartilha a alegria do Evangelho que te faz viver”, disse, porque “o Senhor quer que sejais seus discípulos e difundais luz e esperança, porque conta com a vossa audácia, coragem e entusiasmo."

A audiência com os “Scouts Unitaires de France” celebrava os 50 anos da fundação do grupo, em 14 de maio.

Em seu discurso, o papa disse que os escoteiros têm “a nobre missão de testemunhar onde quer que estejam que, com sua fé e empenho, podem valorizar a riqueza das relações humanas e torná-las um bem comum que ajuda na renovação social”.

“Jamais percam de vista que o Senhor chama a todos para levar destemidamente o anúncio missionário onde quer que estejam, principalmente entre os jovens, na sua vizinhança, no esporte, quando saem com os amigos, no voluntariado e no trabalho”, disse o papa.

“Muitas vezes encontramos uma degradação das relações humanas e uma falta de modelos confiáveis ​​para os jovens em busca de formação” disse o papa Francisco. “Esta situação é ainda mais precária devido à atual crise de saúde, que reduziu as possibilidades de se reunir para confraternizar e fazer novos amigos”.

Francisco concluiu exortando os jovens que façam um grande esforço “para fazer do Escotismo Católico um movimento de semeadores de esperança e uma redescoberta da vida comunitária”.

No final de sua mensagem, o Santo Padre confiou os escoteiros à proteção maternal da Virgem Maria e pediu que Ela dirija “seu olhar misericordioso a cada um de vocês e os conduza a serem discípulos fiéis de seu Filho”.

“Agradeço a Deus por seu testemunho durante estes cinquenta anos a serviço de seus irmãos e irmãs e da Igreja. Abençoo todos vocês, suas famílias e as pessoas que os acompanham com seu apoio espiritual e material. E peço-lhes, por favor, que não se esqueçam de rezar por mim”, concluiu.

Confira: