Francisco escreveu à rainha Elizabeth II da Inglaterra por ocasião das celebrações dos 70 anos de reinado e do aniversário de 96 anos, informou hoje (2) a Sala de Imprensa da Santa Sé.

"Na alegre ocasião do aniversário de sua majestade, e ao celebrar o jubileu de platina este ano, envio-lhe calorosas saudações e bons votos", lê-se no início da mensagem.

Elizabeth II nasceu em 21 de abril de 1926 e se tornou rainha em 6 de fevereiro de 1952, aos 25 anos de idade, após a morte de seu pai, o rei George VI. Ela é a primeira monarca britânica a ocupar o trono por 70 anos. A rainha Vitória, tataravó de Elizabeth II, reinou por 63 anos e sete meses.

Francisco também rezou “para que Deus Todo-Poderoso conceda à senhora, aos membros da família real e a todo o povo da nação, bênçãos de unidade, prosperidade e de paz”.

O papa Francisco e a Rainha da Inglaterra tiveram seu último encontro no Vaticano em abril de 2014.

Depois da morte do duque de Edimburgo, marido da rainha, Francisco enviou um telegrama no qual recordava "a dedicação do príncipe Felipe ao matrimônio e à família, sua eminente história de serviço público e seu compromisso com a educação e a promoção das gerações futuras”.

A Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales também publicou uma nota na qual informa que reza pela rainha Elizabeth para “que ela continue conhecendo o amor inabalável de Deus e servindo fielmente ao seu povo”.

A conferência dos bispos da Inglaterra disse que em todas as missas dominicais no próximo fim de semana, 4 e 5 de junho, todas as paróquias da Inglaterra e do País de Gales devem rezar “por sua majestade a Rainha para comemorar o jubileu de platina”.

Cada paróquia deve incluir uma intenção na Oração dos Fiéis e no final da missa recitar a “Oração pela Rainha”.

Confira também: