Por ocasião do Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, promovido pelas Nações Unidas em 30 de julho, o Papa Francisco lançou um novo chamado para trabalhar contra essa "ferida no corpo da humanidade".

"Há muito ainda a ser feito!", alertou o Santo Padre ao enviar uma mensagem através de sua conta oficial do Twitter @Pontifex, na qual afirmou que "o tráfico de pessoas continua a ser uma ferida no corpo da humanidade contemporânea".

Além disso, o Papa Francisco agradeceu "de coração a todos aqueles que trabalham em favor das vítimas inocentes desta comercialização da pessoa humana", disse.

 

Durante o seu Pontificado, o Papa Francisco condenou o tráfico de seres humanos em várias ocasiões, como foi o caso em 8 de fevereiro, memória litúrgica de Santa Josefina Bakhita, data em que a Igreja celebra o Dia mundial de oração e reflexão contra o tráfico de pessoas.

Ao concluir a oração do Ângelus no domingo posterior, o Santo Padre afirmou que o tráfico de pessoas "é um verdadeiro flagelo que explora os mais frágeis", por isso requer "o esforço de todos".

Nesta linha, o Papa assinalou que "para debelar este flagelo – porque se trata de um verdadeiro flagelo! – que explora os mais frágeis, é necessário o esforço de todos: instituições, associações e agências educativas".

Além disso, o Santo Padre alertou que, quando se fala em prevenção do tráfico de pessoas, há "várias sondagens que demonstram que as organizações criminosas utilizam cada vez mais os modernos meios de comunicação para atrair as vítimas com o engano".

Por essa razão, o Pontífice indicou que " é necessário, por um lado, educar para um uso saudável dos meios tecnológicos e, por outro, vigiar e exortar às suas responsabilidades os prestadores de tais serviços telemáticos".

Confira também: