O cristão é portador de luz e por isso não pode ter uma vida dupla que seja um contratestemunho para os outros. É a reflexão que o Papa Francisco fez hoje durante a Missa na Casa Santa Marta, onde recordou que o demônio é o pai da mentira.

“Se dizemos que não temos pecado, fazemos de Deus um mentiroso”, sublinhou Francisco, que ao mesmo tempo disse: “Se você diz que está em comunhão com o Senhor, então caminhe na luz. Mas vida dupla, não! Isso não!”.

“Aquela mentira que nós estamos tão acostumados a ver, e também a cair, não? Dizer uma coisa e fazer outra. Sempre a tentação… A mentira nós sabemos de onde vem: na Bíblia, Jesus chama o diabo de ‘pai da mentira, o mentiroso’. E por isso, com tanta doçura, com tanta mansidão, este avô diz à Igreja ‘adolescente’: ‘Não seja mentirosa! Você está em comunhão com Deus, então caminha na luz. Faça obras de luz, não dizer uma coisa e fazer outra, não faça uma vida dupla’”, disse ao comentar as leituras da liturgia do dia.

O Papa comentou o Evangelho de São João e explicou que Jesus define como “leve” o seu fardo e promete descanso aos fadigados e oprimidos: “Temos um Paráclito, uma palavra, um advogado, um defensor junto ao Pai: é Jesus Cristo, o Justo. Ele nos dá a graça”.

“O pecado é feio! Mas se você pecou, olha, estão te esperando para te perdoar! Sempre! Porque Ele, o Senhor, é maior do que os nossos pecados”, acrescentou.

Por outro lado, o Pontífice manifestou que “a misericórdia de Deus é a grandeza de Deus”.

“Caminhemos na luz, porque Deus é luz. Não caminhar com um pé na luz e outro nas trevas. Não seja mentiroso. Todos pecamos, ninguém pode dizer: ‘Este é um pecador, esta é uma pecadora. Eu, graças a Deus, sou justo’. Não, somente um é o Justo, aquele que pagou por nós. E se alguém peca, Ele espera, nos perdoa, porque é misericordioso e sabe que somos plasmados, recorda que nós somos pó”.

Ao concluir, o Santo Padre pediu que o Evangelho “nos leve avante na simplicidade e na transparência da vida cristã, principalmente quando nos dirigimos ao Senhor, com a verdade”. 

Confira também: