O Vaticano anunciou que o Papa Francisco nomeou Substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado Dom Edgar Peña Parra, atual Núncio em Moçambique.

O novo Substituto tomará posse no dia 15 de outubro. Ele nasceu em Maracaibo (Venezuela), em 6 de março de 1960. Depois da ordenação sacerdotal, em 23 de agosto de 1985, foi incardinado na Diocese de Maracaibo.

Formou-se em Direito Canônico e ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1º de abril de 1993, depois trabalhou nas Representações Pontifícias no Quênia, na Iugoslávia, no Escritório das Nações Unidas em Genebra, nas Nunciaturas Apostólicas da África do Sul , Honduras e México.

Foi nomeado Arcebispo de Telepte em 8 de janeiro de 2001, recebeu a ordenação episcopal no dia 5 de fevereiro de 2011, recebendo o cargo do Núncio Apostólico no Paquistão de 2011 a 2014 e de Núncio Apostólico em Moçambique a partir do dia 21 de fevereiro de 2015.

Em maio de 2018, o Papa nomeou Dom Giovanni Angelo Becciu, então Substituto da Secretaria de Estado, novo prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

O Substituto trabalha com o Secretário de Estado, que atualmente é o Cardeal Pietro Parolin. Ambos são colaboradores próximos do Pontífice.

Confira também: