O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira Mons. Carlos José de Oliveira como novo bispo de Apucarana (PR) e também Dom José Eudes Campos do Nascimento bispo de São João del Rei (MG), ambas as dioceses estavam vacantes.

Atualmente, Mons. Carlos José de Oliveira é vigário geral da Arquidiocese de Botucatu (SP), pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Lençóis Paulista (SP), membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.

O novo Bispo de Apucarana nasceu em 17 de outubro de 1967 em Botucatu. Estudou Filosofia e Teologia na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção de São Paulo. Obteve o mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e doutorado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Foi ordenado sacerdote em 4  de outubro de 1992, incardinado na Diocese de Mogi das Cruzes, na qual serviu como administrador paroquial, reitor do Seminário Propedêutico, coordenado da Pastoral Vocacional, secretario do Conselho Presbiteral.

Em 1996, foi incardinado na Arquidiocese de Botucatu, onde desempenhou as seguintes funções: assessor arquidiocesano da Pastoral Familiar, responsável pelo informativo arquidiocesano, coordenador arquidiocese de pastoral, secretário executivo de pastoral da Província Eclesiástica de Botucatu, coordenador do II Congresso Eucarístico Arquidiocesano, coordenado do Conselho Presbiteral, membro do Conselho de Formação, professor do Instituto Teológico da Faculdade João Paulo II da Província Eclesiástica de Botucatu.

Em 4 de outubro de 2007, foi incluído entre os Capelães de Sua Santidade.

Já o novo Bispo de São João del Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, foi transferido da Diocese de Leopoldina (MG).

Nasceu em 30 de abril de 1966, em Barbacena (MG). Estudou Filosofia no Instituto de Filosofia dos Padres Salesianos em São João del Rei e no Instituto de Filosofia Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte (MG); e Teologia no Seminário Maior São José da Arquidiocese de Mariana.

Foi ordenado sacerdote em 22 de abril de 1995 e incardinado na Arquidiocese de Mariana, onde serviu como: vigário-paroquial, pároco, assessor arquidiocesano da Pastoral da Juventude, diretor espiritual do Seminário Maior, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores, representante dos presbíteros da Arquidiocese nos organismos eclesiais regionais e nacionais e vigário episcopal.

Em 27 de junho de 2012, foi nomeado Bispo de Leopoldina e recebeu a ordenação episcopal em 15 de setembro do mesmo ano. Seu lema episcopal é: “Servus in charitate”, que significa “Servo no amor”.

Confira também: