O papa Francisco nomeou dom Eduardo Vieira dos Santos bispo da diocese de Ourinhos (SP) nesta quarta-feira, 19. Santos era até então bispo-auxiliar da arquidiocese de São Paulo (SP). A nomeação se deu após o Pontífice aceitar, também hoje, o pedido de renúncia de dom Salvador Paruzzo ao governo pastoral de Ourinhos.

Na diocese de Ourinhos, o comunicado da nomeação de dom Eduardo Vieira foi feito na manhã de hoje pelo agora bispo emérito, Salvador Paruzzo. Na ocasião, foi lida uma mensagem enviada pelo bispo nomeado.

No texto, dom Eduardo afirmou que acolhe “com muita serenidade e alegria esta nova missão que Deus me confia” e agradeceu ao papa Francisco “pela nomeação, confiança e constantes orações”. O bispo também saudou dom Salvador Paruzzo, o clero diocesano e todos os fiéis.

“A alegria de ser cristão me levou a abraçar o sacerdócio para mais largamente anunciar os mistérios de Cristo. Ai de mim se não evangelizar. Na alegria do Senhor, quero seguir anunciando Jesus Cristo, caminho, verdade e vida, numa Igreja em saída, missionária. A diocese de Ourinhos é hoje a messe para a qual Cristo me envia a trabalhar, sendo sua testemunha. Sinto-me feliz, cheio de esperança com a nova missão recebida”, disse dom Eduardo em sua mensagem.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou uma saudação a dom Eduardo Vieira, na qual afirmou que “recebe com alegria a sua nomeação como novo bispo da diocese de Ourinhos”. “Pedimos as bênçãos e proteção do Senhor Bom Jesus, padroeiro da Igreja particular de Ourinhos, nesta nova etapa de seu ministério”.

Missionário italiano, dom Salvador Paruzzo foi o primeiro bispo da diocese de Ourinhos, da qual esteve à frente durante 22 anos. Ele apresentou o seu pedido de renúncia ao Santo Padre ao completar os 75 anos, conforme prevê o Código de Direito Canônico. Ele segue como administrador apostólico da diocese até a posse de dom Eduardo.

Em uma saudação a Dom Paruzzo, a CNBB manifestou “gratidão pelo seu pastoreio como primeiro bispo à frente desta Igreja particular”. “Seu ministério episcopal teve início em 19 de março de 1999. Com a força do seu lema episcopal ‘És tu Senhor o meu único bem’ serviu à Igreja no Brasil com um coração aberto edificando, com o perfume do Evangelho, a obra missionária neste sagrado território. Que essa mesma força e disponibilidade de cumprir a vontade do Senhor possam acompanhá-lo agora em sua emeritude”, disse.

Biografia do novo bispo

Eduardo Vieira dos Santos, nasceu em 18 de março de 1965, em Bom Sucesso (PR). Em 1988, ingressou na Congregação de Santa Cruz, em São Paulo, na qual emitiu os votos solenes e recebeu a ordenação diaconal. Foi ordenado sacerdote em 15 de dezembro de 2000 e incardinado na Arquidiocese de São Paulo.

Estudou filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e teologia no Instituto Teológico Pio XI de São Paulo. Obteve mestrado em direito canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma (PUL), por meio do Instituto de Direito Canônico “Padre Dr.Giuseppe Benito Pegoraro”, atual Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, da arquidiocese de São Paulo.

Em seu ministério presbiteral, atuou como pároco de São João Gualberto (2001-2007); vice-reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor e responsável pelo acompanhamento dos diáconos permanentes (2008-2013); chanceler da cúria arquidiocesana (2008-2014); pároco da catedral metropolitana (2013-2014).

Foi nomeado bispo-auxiliar da arquidiocese de São Paulo em 10 de dezembro de 2014 e recebeu a ordenação episcopal em 7 de fevereiro de 2015. Até sua nomeação para Ourinhos, exerceu a função de vigário episcopal da arquidiocese de São Paulo e vigário geral para a região episcopal Sé.

Confira também: