O papa Francisco nomeou o enfermeiro italiano Massimiliano Strappetti, coordenador da Direção de Saúde e Higiene da Santa Sé, como Assistente Pessoal de Saúde, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé hoje (4).

Em agosto de 2021, o papa disse numa entrevista a uma rádio espanhola que um enfermeiro havia salvado sua vida quando da cirurgia de cólon que ele fez em 4 de julho de 2021.

“Ele salvou a minha vida, um homem com muita experiência. Esta é a segunda vez na minha vida que um enfermeiro salva minha vida. A primeira vez foi no ano de 57”, disse o papa referindo-se a Massimiliano Strappetti.

A operação cirúrgica de Francisco foi na parte final do cólon e consistiu em "uma hemicolectomia esquerda que durou cerca de três horas".

A estenose do cólon é uma condição na qual parte do intestino grosso se torna mais estreita do que o normal.

Em março de 2018, Francisco falou da irmã Cornelia Caraglio, a enfermeira religiosa que salvou sua vida quando ele tinha 20 anos e estava em estado grave.

O papa prestou homenagem “a uma enfermeira que me salvou a vida. Era uma enfermeira religiosa: uma religiosa italiana, dominicana, que foi enviada para a Grécia como professora, muito culta".

“Mas depois, sempre como enfermeira, chegou à Argentina. E quando eu, com vinte anos, estava a ponto de morrer, foi ela quem disse aos médicos, até discutindo com eles: ‘Não, assim não pode ser, é preciso fazer mais’", disse o papa.

“E graças a isso, eu sobrevivi. Agradeço-lhe tanto! Agradeço-lhe. E gostaria de a nomear aqui, diante de vós: irmã Cornelia Caraglio. Uma boa mulher, até corajosa, a ponto de discutir com os médicos. Humilde, mas tinha a certeza do que fazia. E muitas vidas, tantas vidas se salvam graças a vós! Porque estais ali o dia inteiro, e vedes o que acontece ao doente. Obrigado a todos por isto!”, concluiu o papa.

Confira também: