O papa Francisco nomeou dom Leomar Brustolin como arcebispo de Santa Maria (RS), nesta quarta-feira, 2 de junho. Brustolin era bispo auxiliar de Porto Alegre (RS) e substitui dom Hélio Adelar Rubert, que completou 75 anos em maio do ano passado.

“Acolho com alegria e serenidade a nova missão. Com humildade, chego até vocês”, disse dom Brustolin em uma mensagem de vídeo aos fiéis de Santa Maria. Afirmou ainda que deseja “conhecer cada pessoa e visitar todas as comunidades” e que tem seu “coração voltado a todos, mas especialmente os doentes, os pobres, os idosos”.

“Peço humildemente que rezem por mim, para que seja o bispo que a Trindade Santa quer para essa Igreja que devo presidir na caridade. Também já estou rezando por vocês, pois uma das principais funções do bispo é rezar pelo povo que lhe é confiado”, disse.

Em saudação a dom Brustolin, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disse ter recebido “com alegria” a sua nomeação para a Arquidiocese de Santa Maria e pediu “bênçãos e a proteção de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira da Paróquia da Catedral e do município de Santa Maria, nesta nova etapa de seu ministério”.

Dom Leomar Brustolin nasceu em 15 de agosto de 1967, em Caxias do Sul (RS). Estudou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui mestrado em Teologia Sistemática na Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte (MG) e concluiu o doutorado em Teologia Sistemática na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino de Roma.

Foi ordenado sacerdote em 20 de dezembro de 1992 e foi incardinado na Diocese de Caxias do Sul, onde atuou como vigário paroquial e depois pároco da catedral, diretor do Centro de Teologia e diretor do Curso de Teologia para Leigos, além de professor e coordenador do curso de Licenciatura em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Em 7 de janeiro de 2015, foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre e recebeu a ordenação episcopal em 25 de março do mesmo ano. Na CNBB, é membro da Comissão Pastoral para a Doutrina da Fé.

Renúncia de dom Hélio Rubert

Dom Hélio Rubert foi o sétimo arcebispo de Santa Maria e apresentou o seu pedido de renúncia ao papa Francisco após completar 75 anos no ano passado, conforme prevê o Código de Direito Canônico.

Nasceu em 11 de maio de 1945, em Sobradinho (RS), e foi ordenado sacerdote em 18 de dezembro de 1971. Em 4 de agosto de 1999, foi nomeado bispo auxiliar de Vitória (ES). Recebeu a ordenação episcopal em 3 de outubro do mesmo ano e escolheu como lema episcopal “Ser modelo no amor!”. Em 24 de março de 2004, foi nomeado para a arquidiocese de Santa Maria, função que exerceu até então.

A CNBB publicou um agradecimento ao agora arcebispo emérito dom Hélio Rubert. “Damos graças por sua dedicação e testemunho, especialmente por sua atuação como arcebispo na promoção da união e da pastoral de conjunto entre as dioceses do regional Sul 3 da CNBB”, afirma a nota.

Confira também: