O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 16 de dezembro, como Bispo auxiliar de São Paulo (SP) Fr. Carlos Silva, O.F.M. Cap., até então Conselheiro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em Roma.

Nascido em Andradina (SP), em 5 de dezembro de 1962, Fr. Carlos Silva estudou Filosofia no Seminário Seráfico São Fidélis de Piracicaba (SP) e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP). Frequentou o Centro de estudos franciscanos e pastorais para a América Latina (CEFEPAL) em Petrópolis (RJ).

Emitiu a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 10 de janeiro de 1988 e recebeu a ordenação sacerdotal em 1º de agosto de 1992.

Na Província dos Capuchinhos de São Paulo foi coordenador da Pastoral Vocacional e Missionária (1996-2004). Em 2004, foi enviado como missionário ao México, onde exerceu inúmeros cargos, como promotor vocacional, vigário paroquial, guardião do Convento São Pio de Pietrelcina e pároco.

Regressou ao Brasil em 2013 e foi eleito Ministro Provincial da Província Capuchinha Imaculada Conceição com sede em São Paulo. Desde 2018, é Conselheiro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em Roma.

Por meio de comunicado, o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, agradeceu ao Papa pela nomeação do bispo auxiliar, ao qual desejou as boas-vindas.

Comunicou ainda que a ordenação episcopal de Fr. Carlos Silva será no dia 13de fevereiro de 2021, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo.

Confira também: