O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 23 de setembro, como novo bispo da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia (GO) Pe. Francisco Agamenilton Damascena, o qual exerceu o ofício de administrador diocesano da Diocese de Uruaçu (GO) enquanto esta esteve vacante.

A nomeação de Pe. Francisco Agamenilton se deu no mesmo dia em que a Diocese de Uruaçu promoveu uma coletiva de imprensa com o seu novo bispo, Dom Carlos Caldas Barroca, que foi empossado no último dia 12 de setembro.

Até então administrador diocesano de Uruaçu, Pe. Francisco Agamenilton assumirá agora como bispo a Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, que estava vacante desde 27 de fevereiro de 2019, quando seu então bispo, Dom Adair José Guimarães, foi transferido para a Diocese de Formosa (GO).

Breve biografia

O agora bispo eleito de Rubiataba-Mozarlândia ,Pe. Francisco Agamenilton Damascena, nasceu em 26 de junho de 1975 em Currais Novos (RN). Estudou Filosofia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, em Brasília, e também no “Ateneo Pontificio Regina Apostolorum” (UPRA), em Roma, na Itália.

Obteve especialização em Docência Universitária na Faculdade Mário Schenberg, em Cotia (SP), e Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

Foi ordenado sacerdote em 19 de março de 2001, incardinado na Diocese de Uruaçu (GO), onde serviu como: administrador paroquial, vice-pároco, pároco, chanceler, coordenador diocesano de Pastoral, diretor acadêmico da Escola Diaconal, vice-reitor e professor do Seminário Maior São José, membro do Conselho Presbiteral, do Conselho de Formadores e do Colégio de Consultores. Foi ainda diretor acadêmico e professor do Instituto de Filosofia “Sapientiae”, na Diocese de Anápolis.

De 19 de fevereiro de 2019 a 12 de setembro de 2020, durante o tempo de vacância na diocese de Uruaçu, foi administrador diocesano.

Confira também: