O padre Joel Maria dos Santos foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG) hoje pelo papa Francisco. Padre Joel faz parte do clero da arquidiocese, onde é pároco da paróquia Santíssima Trindade, na capital mineira, e vigário episcopal para a ação pastoral. O arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, afirmou que esta nomeação é “um dom” para a arquidiocese, “em seu ano jubilar centenário”.

“Quero, de modo muito especial, expressar a minha união e gratidão ao amado papa Francisco, ao acolher hoje, com especial alegria, a nomeação de monsenhor Joel Maria dos Santos como mais um bispo auxiliar na arquidiocese de Belo Horizonte. Um dom para a nossa amada arquidiocese de Belo Horizonte, em seu ano jubilar centenário, na vivência do caminho sinodal convocado por nosso Santo Padre – o papa Francisco”, afirmou dom Walmor em mensagem sobre a nomeação.

Segundo dom Walmor, como bispo auxiliar, padre Joel contribuirá na “missão de proclamar a palavra de Deus na rede de comunidade de fé” da arquidiocese mineira que conta com “mais de 1,5 mil comunidades, em 28 municípios, em uma população de mais de 5 milhões de habitantes”. O arcebispo agradeceu ao bispo nomeado por seu “sim”, dado em “um tempo bonito para a Igreja ao viver o caminho sinodal, em meio a desafios enormes da vida humana, do nosso tempo e da nossa sociedade”. “Com apreço, reverência e na alegria de crer em Jesus Cristo, caminhemos juntos, fortalecendo sempre mais a nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte, na condição de servidores da vida, da verdade, promovendo a justiça e defendendo os direitos”, disse o arcebispo.

A CNBB enviou a padre Joel dos Santos uma saudação afirmando que participa “da alegria de todo o povo de Deus na Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), que o acolhe como novo bispo auxiliar”. “Da mesma forma, manifestamos nossa proximidade fraterna, e o acolhemos como irmão no episcopado brasileiro, nova missão confiada por Deus”, diz a mensagem.

Padre Joel Maria dos Santos é natural de Belo Horizonte e nasceu em 8 de fevereiro de 1966. É formado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), onde também cursou Psicologia. Possui especializações lato sensu em Teologia Pastoral, Ciências da Religião e Hermenêutica Bíblica todas pela PUC Minas

Foi ordenado sacerdote em 14 de maio de 1994, incardinado na arquidiocese de Belo Horizonte. Em sue ministério presbiteral, atuou como vigário paroquial de Maria Mãe dos Pobres, em 1994 e 1995; administrador paroquial de Santa Clara e São Francisco, em 1995; vigário paroquial de São Vicente de Paulo, entre 1995 e 1996; pároco de Santa Teresinha, de 1996 a 2008; vigário paroquial da Santíssima Trindade, de 2008 a 2013; coordenador do Seminário Arquidiocesano, entre 2010 e 2013; pároco de Bom Pastor, de 2012 a 2014, e do Santo Cura d'Ars, de 2014 a 2018; e assessor para o Diaconato Permanente, de 2017 a 2021. De 2016 até agora é vigário episcopal para a Ação Pastoral e, desde 2018, é pároco da Santíssima Trindade, em Belo Horizonte.

Confira também: