Tem causado polêmica um vídeo em que a ativista pró-aborto e pró-LGBT Lilianne Ploumen aparece sustentando uma medalha da Pontifícia Ordem Equestre de São Gregório Magno afirmando tê-la recebido do Papa e que o gesto confirmaria seu trabalho a favor do aborto e do feminismo. A Sala de imprensa da Santa Sé esclareceu o fato esta segunda-feira,15, negando as afirmações de Ploumen.

Em resposta aos jornalistas, Paloma García Ovejero, porta-voz da Sala de Imprensa da Santa Sé, disse que a honra concedida a Lilianne Ploumen - como Comandante na Pontifícia Ordem Equestre de São Gregório Magno - fazia parte da habitual troca de homenagens entre delegações depois dela ter participado de uma visita de estado oficial ao Vaticano no ano passado junto ao rei holandês Willem-Alexander e da Rainha Maxima. À época, Ploumen era Ministra do Comércio exterior e da Cooperação para o Desenvolvimento do governo holandês e foi recebida pelo Papa Francisco.

Em resposta a uma pergunta sobre se o Vaticano poderia confirmar a homenagem e, em caso afirmativo, por que Ploumen a recebeu, Paloma García esclareceu:

"A homenagem da Pontifícia Ordem de São Gregório Magno recebida pela Sra. Lilianne Ploumen, ex-Ministra do Desenvolvimento, em junho de 2017, durante a visita dos Reis holandeses ao Santo Padre, responde à prática diplomática do intercâmbio de homenagens entre delegações por ocasião de visitas oficiais de Chefes de Estado ou de Governo no Vaticano”.

“Portanto, não é de maneira alguma um placet [uma expressão de assentimento] à política a favor do aborto e do controle de natalidade que a Sra. Ploumen promove ".

A própria LIlianne Ploumen afirmou ao site católico Catholic Herald que ela havia sido premiada “por ter participado da delegação como ministra de comércio exterior e cooperação para o desenvolvimento da Holanda”. Por outra parte, o jornal holandês Nederlands Dagbla também esclareceu que Ploumen era uma dos dez membros da delegação que receberam a honra e que a distinção era "puramente uma questão de protocolo".

Ploumen, fundadora da ONG abortista “She Decides” (em inglês, Ela decide) e criadora de um fundo multimilionário para “abortos seguros”, foi perguntada pelo entrevistador no mencionado vídeo se a medalha era outorgada pela sua promoção do aborto, e responde: “Bom, não é isso que diz”.

Vale recordar ainda que Ploumen foi recebida pelo Pontífice em 2015 para falar sobre mudanças climáticas e não para tratar temas de vida e família. 

Confira também: