O Papa Francisco enviou suas condolências e lamentou o “trágico acidente” que levou ao falecimento do Bispo de Viana do Castelo (Portugal), Dom Anacleto Oliveira.

“Consternado pelo trágico acidente que vitimou Dom Anacleto, o Santo Padre apresenta sentidas condolências e assegura viva solidariedade aos clero e fiéis da Diocese de Viana do Castelo e também à Diocese de Leiria-Fátima, como à sua família enlutada”, afirma a mensagem enviada através do secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin.

O texto foi lido pelo núncio apostólico em Portugal, Dom Ivo Scapolo, no início da celebração das exéquias, que aconteceu nesta terça-feira, na Catedral do Alto Minho.

Segundo a Agência Ecclesia, do episcopado português, em sua mensagem, o Santo Padre recorda o Prelado como um “zeloso pastor, que foi autêntica testemunha do Evangelho no meio do seu povo, apontando a senda da verdade na caridade e do serviço à comunidade”.

Assim, exorta a comunidade diocesana a seguir o “rastro evangélico por ele deixado, sabendo que não caminha sozinha, mas com Cristo, seu Senhor”.

Por fim, o Pontífice concedeu sua bênção apostólica, “como sinal de sincera participação no sofrimento comum”.

Dom Anacleto Oliveira faleceu aos 74 anos, na sexta-feira, 18 de setembro, após sofrer um acidente de carro na autoestrada A2, perto da cidade de Almodôvar, quando regressava do seu período de descanso no sul de Portugal.

De acordo com Ecclesia, a Missa das exéquias nesta terça-feira foi celebrada por Dom Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga e responsável pela província eclesiástica em que se integra a Diocese de Viana do Castelo.

Na quarta-feira, os restos mortais do Prelado estarão em câmara ardente na Catedral da Diocese de Leiria-Fátima a partir das 10h e, às 15h, o Cardeal António Marto presidirá a Missa Exequial.

Confira também: