Durante a Missa celebrada nesta segunda-feira, 18 de março, na Casa Santa Marta, o Papa Francisco incentivou nesta Quaresma a imitar a misericórdia do Pai para não julgar os outros, não condenar e perdoar.

Em sua homilia, o Santo Padre aprofundou a passagem do Evangelho de São Lucas, capítulo 6, na qual Jesus indica a importância de ser compassivos. Por isso, o Papa aconselhou a imitar Deus “para não errar“.

Três conselhos práticos

No Evangelho, Jesus exorta a não julgar, a não condenar e a perdoar. O Papa Francisco assinalou que, sobretudo o julgar "é um mau hábito" do qual é importante se abster, especialmente durante este período da Quaresma.

"É um hábito que se infiltra na nossa vida sem que percebamos", alertou o Papa, que convidou a pensar "quantas vezes por dia nós julgamos" e a examinar nossos comentários, porque "não devemos julgar".

Finalmente, o Santo Padre incentivou a “perdoar, mesmo que seja 'tão difícil', porque as nossas ações dão a medida a Deus de como deve fazer conosco”.

Assim, o Pontífice explicou que a generosidade permite renunciar às fofocas em que "julgamos continuamente, condenamos continuamente e dificilmente perdoamos".

Portanto, o Papa convidou a ser generoso em dar. "O Senhor nos ensina: ‘Dai’. ‘Dai e vos será dado’: sejam generosos em doar. Não tenham os bolsos fechados; sejam generosos em doar aos pobres, àqueles que precisam e dar também tantas coisas: dar conselhos, dar sorrisos às pessoas, sorrir. Sempre dar, dar".

"O Senhor será generoso: nós damos um e Ele nos dará cem de tudo aquilo que nós damos. E esta é a atitude que blinda o não julgamento, o não condenar e o perdoar", explicou o Papa.

Por fim, o Santo Padre destacou a importância da esmola, "mas não só a esmola material, mas também a esmola espiritual; dedicar tempo a quem precisa, visitar um doente, sorrir".

Evangelho comentado pelo Papa Francisco:

Lcs 6,36-38

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

Confira também: