O Papa Francisco manifestou grande apreço à Comunidade monástica de Bose por seu “ministério de hospitalidade” realizado há 50 anos na acolhida de crentes e não crentes através da escuta atenta aos que buscam consolo.

Assim afirmou em uma carta dirigida ao seu fundador, Frei Enzo Bianchi, por ocasião do 50 anos de fundação desta comunidade monástica. Francisco agradeceu "por estes anos de presença fecunda na Igreja e na sociedade, através de uma forma peculiar de vida comunitária que surgiu nas pegadas das orientações do Concílio Vaticano II”.

“A acolhida a todos sem distinção, crentes e não crentes; a escuta atenta aos que buscam conforto e consolo; o serviço de discernimento aos jovens em busca de seu papel na sociedade”, destacou o Papa sobre a Comunidade de Bose.

Além disso, o Pontífice disse que a Comunidade de Bose realiza “uma importante missão que favoreceu a renovação da vida religiosa, interpretada como Evangelho vivido na grande tradição monástica” vivida por monges e monjas na Itália.

Precisamente, um dos principais aspectos desta comunidade é o seu caráter ecumênico. Por isso, o Papa destacou o “seu compromisso de preparar o caminho para a unidade das Igrejas cristãs, tornando-se lugar de oração, de encontro e de diálogo entre os cristãos, tendo em vista a comunhão de fé e de amor pela qual Jesus rezou”.

Nesse sentido, o Papa Francisco os encorajou a “ser cada vez mais testemunha do amor evangélico, antes de tudo entre eles, vivendo a autêntica comunhão fraterna que representa o sinal, diante da Igreja e da sociedade, da vida a que foram chamados” a viver diante dos desafios contemporâneos. Por isso, convidou-os “a seguirem atentos aos pequeninos, aos últimos, aos peregrinos e estrangeiros: eles são os membros mais frágeis do corpo de Jesus”.

Finalmente, o Papa lhes assegurou o seu acompanhamento com oração para que possam perseverar em sua intuição inicial: a sobriedade da sua vida seja testemunho luminoso do radicalidade do Evangelho; a vida fraterna na caridade seja um sinal de que vocês são uma casa de comunhão onde todos podem ser acolhidos como Cristo em pessoa”.

Todos os anos, a Comunidade de Bose organiza cursos bíblicos e de espiritualidade nos quais participam pessoas de diversos países para compartilhar com os monges a vida monástica e os momentos de oração comunitária. Desde janeiro de 2017, o prior da Comunidade é o irmão Luciano Manicardi.

Confira também: