O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira Pe. Francisco Lima Soares como bispo da Diocese de Carolina (MA); também aceitou a renúncia apresentada pelo bispo de Cruzeiro do Sul (AC), Dom Mosé João Pontelo, tendo nomeado com seu sucessor Dom Flavio Giovenale.

O bispo nomeado de Carolina, Francisco Lima Soares nasceu em 21 de novembro de 1964, em Araguatins (TO). De 1984 a 1990, estudou Filosofia e Teologia no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), em São Luís. Frequentou o curso de Ciências Sociais e Econômicas (2001) na Universidade Católica de Paris, onde se formou em Sociologia (2003). Obteve o Doutorado em Ciências da Educação em Assunção, no Paraguai (2012).

Foi ordenado sacerdote em 15 de julho de 1990 e incardinado na Diocese de Imperatriz, na qual desempenhou inúmeros cargos na pastoral juvenil, como pároco, promotor de vocações, diretor de televisão, professor e administrador diocesano. Atualmente, é pároco da Catedral e coordenador diocesano de pastoral.

Quanto à Diocese de Cruzeiro do Sul (AC), o Santo Padre aceitou o pedido de renúncia de Dom Mosé João Pontelo por motivo de idade. O Prelado, natural de Sete Lagoas (MG), recebeu a ordenação episcopal em 1998 e tomou posse nessa diocese do norte do Brasil em 2001.

Dom Mosé será substituído por Dom Flavio Giovenale, que até então era bispo de Santarém (PA).

O novo Bispo de Cruzeiro do Sul nasceu em 5 de junho de 1954 em Murello (Itália). Chegou ao Brasil em 13 de setembro de 1974, em Belém (PA). Estudou Filosofia em Lorena (SP) e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo. Obteve o mestrado em espiritualidade na Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.

Emitiu a profissão religiosa como salesiano em 8 de setembro de 1971 e foi ordenado sacerdote em 20 de dezembro de 1981.

Em 8 de outubro de 1997, foi nomeado bispo de Abaetetuba (PA), tendo recebido a ordenação episcopal em 8 de dezembro do mesmo ano. Em 19 de setembro de 2012, foi transferido para Santarém.

Confira também: