O Papa Francisco enviou uma vídeo-mensagem aos participantes do Fórum Globsec de Bratislava, que se realiza na Eslováquia entre os dias 15 a 17 de junho com o tema “Reconstruir o mundo de volta melhor”. O Globsec é um grupo de reflexão sobre sustentabilidade. Na mensagem, o papa pede que se aproveitem as oportunidades geradas pela pandemia de covid-19 para promover o ser humano.

O Pontífice agradeceu pelo “importante debate sobre a reconstrução do nosso mundo depois da experiência da pandemia, que nos obriga a enfrentar uma série de graves problemas socioeconômicos, ecológicos e políticos, todos interligados”.

Repetindo uma tradição entre os jesuítas, ordem religiosa a que pertence, o papa falou de três etapas: ver, julgar e atuar.

“Julgar o que vimos e experimentamos nos leva a melhorar. Vamos aproveitar esse momento para dar um passo à frente. A crise que afetou a todos nos lembra que ninguém se salva sozinho”, disse.

Em relação ao “julgar, Francisco pediu que uma avaliação do que se viu. “A crise abre novas possibilidades: é, de fato, um desafio aberto que deve ser enfrentado com a situação atual, para transformar o tempo de julgamento em tempo de decisão. Na verdade, uma crise nos obriga a escolher, para melhor ou para pior. De uma crise, como já repeti, não se sai igual: ou se sai melhor ou se sai pior. Mas nunca o mesmo”, afirmou. “Penso que é fundamental desenvolver uma ideia de recuperação que visa não só reconstruir o que existia, mas corrigir o que já não funcionava antes da chegada do Coronavírus”.

Sobre “agir”, o papa disse julgar que “diante da injustiça social e da marginalização” é necessário um modelo de desenvolvimento que coloque no centro a cada homem e todo o homem como pilar fundamental, “adotando uma metodologia que inclui a ética da solidariedade e da caridade política”.

Por fim, Francisco exortou a viver “a esperança que vem de Deus” para contribuir a “um modelo de desenvolvimento baseado na convivência pacífica entre os povos e na harmonia com a criação”.

Confira também: