Após a oração do Ângelus neste domingo, o Papa Francisco expressou sua proximidade com as vítimas dos recentes incêndios no campo de refugiados de Moria, em Lesbos (Grécia).

“Nos últimos dias, uma série de incêndios devastou o campo de refugiados de Moria, na ilha de Lesbos, deixando milhares de pessoas sem refúgio, ainda que precário”, advertiu o Papa.

Nesse sentido, o Santo Padre recordou a visita ali realizada em 16 de abril de 2016 e a declaração conjunta que assinou com o Patriarca Ecumênico Bartolomeu e o Arcebispo Hieronimus de Atenas, para garantir “uma acolhida humana e digna às mulheres e homens migrantes, aos refugiados e a quem busca asilo na Europa”.

“Expresso solidariedade e proximidade a todas as vítimas destes dramáticos acontecimentos’, disse o Papa.

Entre as atividades do programa da visita que o Santo Padre realizou à ilha de Lesbos em 2016, destacou-se um encontro privado com o Primeiro-Ministro da Grécia, Alexis Tsipras, a visita ao campo de refugiados de Moria junto com o Patriarca Ecumênico Bartolomeu e o Arcebispo Hieronimus, de Atenas, no qual cada um pronunciou um discurso à comunidade internacional e, no final, assinaram a declaração conjunta na qual expressam a sua preocupação por todos os refugiados que chegam fugindo das constantes ameaças e conflitos em seus povoados.

Depois, os três líderes religiosos almoçaram com alguns refugiados. À tarde, o Papa Francisco se encontrou com a população e a comunidade católica, na qual fizeram uma oração de memória pelas vítimas das migrações.

Confira também: