Nesta terça-feira, o Papa Francisco expressou sua tristeza pelo assassinato cometido na República Democrática do Congo, do embaixador italiano Luca Attanasio, bem como de um agente da polícia militar italiana e do motorista congolês.

Em 22 de fevereiro, o Embaixador Attanasio, de 43 anos, estava visitando um projeto escolar em uma aldeia próxima à cidade de Goma, quando um ataque ao comboio da ONU que o transportava o deixou gravemente ferido. O diplomata morreu no hospital.

No ataque também faleceu o agente da polícia militar italiana Vittorio Iacovacci, de 30 anos; e o motorista congolês Mustapha Milambo.

Em mensagem enviada ao Presidente da Itália, Sergio Mattarella, o Pontífice disse, no dia 23 de fevereiro, que recebeu com dor a notícia do "trágico atentado na República Democrática do Congo". “Expresso minhas mais sinceras condolências às famílias, ao corpo diplomático e à Polícia pela morte destes servidores da paz e do direito”.

 

O Papa Francisco destacou o "testemunho exemplar do embaixador, uma pessoa de qualidades humanas e cristãs marcantes, sempre pródigo em tecer relações fraternas e cordiais" no país africano "assim como do carabineiro, especialista e generoso em seu serviço e próximo de formar uma nova família”.

“Enquanto elevo orações de sufrágio pelo descanso eterno destes nobres filhos da nação italiana, exorto a confiar na providência de Deus, cujas mãos nada se perde do bem realizado, especialmente quando se confirma com sofrimento e sacrifício".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: