“À luz do ‘Jubileu das Pessoas Excluídas Socialmente’, celebrado quando já se iam fechando as Portas da Misericórdia em todas as catedrais e santuários do mundo, intuí que, como mais um sinal concreto deste Ano Santo extraordinário, se deve celebrar em toda a Igreja, na ocorrência do XXXIII Domingo do Tempo Comum, o Dia Mundial dos Pobres”.

Deste modo o Papa Francisco anuncia na nova Carta Apostólica “Misericordia et misera” a instituição de um Dia Mundial dos Pobres, que será celebrado no domingo anterior à Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo.

Além disso, o Papa afirma que este dia “será a mais digna preparação para bem viver a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, que Se identificou com os mais pequenos e os pobres e nos há de julgar sobre as obras de misericórdia”.

“Será um Dia que vai ajudar as comunidades e cada batizado a refletir como a pobreza está no âmago do Evangelho e tomar consciência de que não poderá haver justiça nem paz social enquanto Lázaro jazer à porta da nossa casa”.

Além disso, “este Dia constituirá uma forma genuína de nova evangelização, procurando renovar o rosto da Igreja na sua perene ação de conversão pastoral para ser testemunha da misericórdia”.

Francisco já expressou no último dia 13 de novembro, na Missa que celebrou por ocasião do Jubileu das pessoas socialmente excluídas, o desejo de instituir um “Dia dos Pobres”. “À luz destas reflexões, gostaria que hoje fosse o ‘dia dos pobres’. Que o Senhor nos conceda a graça de olhar sem medo para aquilo que conta, dirigir o coração para Ele e para os nossos verdadeiros tesouros”, disse naquele dia.

Confira também: