O papa Francisco sente-se “tocado” pelas orações dos fiéis pela sua recuperação de uma cirurgia intestinal, disse a Sala de Imprensa da Santa Sé nesta quarta-feira. A mesma declaração foi postada na conta oficial do Pontífice no twitter.

A assessoria de imprensa da Santa Sé disse em seu comunicado de 7 de julho, que o Papa Francisco segue fazendo progressos "regulares e satisfatórios" em sua recuperação após ter se submetido a uma cirurgia ao cólon na tarde do domingo passado. O porta-voz do Vaticano Matteo Bruni acrescentou que o papa está se alimentando normalmente e já não está recebendo tratamento intravenoso.

A Santa Sé anunciou no dia 4 de julho que o papa estava no hospital para ser submetido a uma operação programada para aliviar uma restrição ao cólon causada por diverticulite. Bruni disse em 7 de julho que o último exame do Papa Francisco confirmou que havia "estenose diverticular grave [estreitamento] com sinais de esclerose [endurecimento] da diverticulite".

Esta é a primeira grande cirurgia do pontífice de 84 anos de idade desde sua eleição em 2013. Em 2019, ele fez uma cirurgia ambulatorial para remoção de cataratas e ocasionalmente sofre com uma aguda dor ciática, condição que o acompanha há vários anos.

Líderes religiosos e políticos ao redor do mundo expressaram seus desejos e orações pelo papa enquanto ele se recupera no hospital no mesmo quarto onde João Paulo II permaneceu durante muitos de seus tratamentos hospitalares.

Durante o mês de julho o único compromisso público do papa são as alocuções prévias à oração do Ângelus, aos domingos.

Confira também: