O Papa Francisco enviou uma carta aos membros da primeira Expedição Argentina e Sul-americana 2016 Polo Norte pela Mudança Climática, que estão no extremo norte do planeta levando a encíclica Laudato Si’, um ramo de oliveira como símbolo da paz e a bandeira da fundação ‘Scholas Occurrentes’.

Esta expedição é promovida pela ‘Scholas Occurrentes’ e pela fundação Criteria, a qual indicou que o objetivo é “atrair a atenção do conjunto da sociedade sobre a problemática do meio ambiente: o cuidado da Terra e o aquecimento global”. Estas “são circunstâncias que dizem respeito a todos os habitantes do planeta”, afirmou.

Por meio desta carta, o Papa enviou sua especial saudação a nove expedicionários argentinos por ocasião da excursão “que estão realizando ao polo norte, a fim de difundir uma mensagem de esperança através da Scholas, em favor do cuidado da casa comum”.

“Tenho certeza de que o problema é grave e que iniciativas como as que vocês estão implementando ajudam a conscientizar acerca da degradação do ambiente, o esgotamento das reservas naturais, a contaminação e também pela grave desigualdade de distribuição das riquezas”, afirmou o Papa.

Nesse sentido, disse que “esta travessia que estão protagonizando mostra que com amor, esforço e trabalho em equipe, é possível transformar os antigos muros em pontes”.

“Obrigado por levarem a bandeira dos jovens das Scholas e a mensagem de vocês. Obrigado pela coragem de vocês e empenho no demonstrar que tudo é possível. E obrigado a suas famílias que os acompanham de longe”, conclui Francisco.

Por sua parte, o diretor mundial de Scholas Occurrentes, José Maria del Corral, recordou que “uma das prioridades do Papa Francisco é o cuidado da casa comum”. “Isto é um testemunho mais que fortalece os diversos colégios que estão trabalhando neste programa da Laudato Si’ com a cidadania global… estes expedicionários são um exemplo para os nossos alunos”, afirmou.

Do mesmo modo, o presidente de Criteria e membro da expedição, Santiago Tito, disse do Polo Norte: “Estamos muito orgulhosos de levar o ramo de oliveira da paz e a Laudato Si’ ao Polo”. Indicou que a encíclica do Papa é muito importante porque “descreve tudo o que queremos representar nesta expedição que é a conscientização da mudança climática e do cuidado da casa comum”.

Confira também: