O Papa Francisco expressou à família do falecido jogador de futebol argentino Emiliano Sala "sua tristeza nesses momentos de sofrimento" e assegurou-lhes sua "oração para que o Senhor lhes conceda força na fé".

Sala morreu no dia 21 de janeiro quando o avião que o levava de Nantes (França) a Cardiff (Reino Unido) caiu no Canal da Mancha. O jogador de 28 anos ia se apresentar ao Cardiff City FC da Premier League, time com o qual havia acabado de assinar o contrato.

Durante o desaparecimento, quando as autoridades decidiram suspender os trabalhos de busca, um grupo de amigos de Emiliano enviou uma carta ao Papa Francisco na qual lhe pediram interceder para que a busca pelo avião fossem retomadas.

Em 3 de fevereiro, os destroços da aeronave foram encontrados e o corpo de Sala estava dentro.

Em 16 de fevereiro, durante o enterro do atleta em sua cidade natal, Progreso, na província de Santa Fe, foi divulgada a resposta do Pontífice em uma carta assinada por Dom Paolo Borgia, Assessor para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano.

"Estimado no Senhor: Reconheço o recebimento de sua mensagem, na qual compartilha com o Santo Padre a triste perda de seu amigo Emiliano Sala", assinala a carta.

Acrescenta que, "em nome de Sua Santidade, agradeço-lhe por esta mostra de confiança, como também quero lhe transmitir sua tristeza nestes momentos de sofrimento, assegurando-lhe sua oração para que o Senhor lhe conceda a fortaleza na fé, para enfrentar a dor com a esperança cristã”.

"Com esses sentimentos, concede-lhe de coração a bênção apostólica, extensiva à sua família e às demais pessoas queridas. Aproveito esta oportunidade para expressar minha consideração e estima em Cristo", conclui a mensagem.

A mensagem do Santo Padre se soma às expressões de carinho e orações por parte de amigos, familiares, atletas e centenas de pessoas que foram ao enterro para se despedir de Sala.

A Igreja na Argentina celebrou no dia 17 de fevereiro uma Missa em sua memória na cidade de Córdoba, onde viveu desde os 15 anos. Participaram da celebração alguns estudantes e diretores da escola Projeto Crescer e do Colégio Fasta Jesus da Misericórdia, onde o jogador realizou sua formação esportiva e do ensino médio.

Confira também: