"Tu, salvação do povo romano, sabes o que precisamos e temos certeza de que garantirás que, como em Caná da Galiléia, a alegria e a celebração possam retornar após esse momento de provação". Com estas palavras o Papa iniciou a oração do Terço, acompanhado por fiéis nos Santuários Marianos de todo o mundo, rogando à Virgem Maria pelo fim da pandemia de Covid19 no mundo inteiro.

A oração foi realizada na Gruta de Lourdes, nos jardins vaticanos, neste 30 de maio, véspera de Pentecostes. Depois de colocar flores na Gruta, uma réplica do lugar onde Nossa Senhora apareceu a Santa Bernardette na França, o Papa iniciou o momento de oração.

Cada dezena do Terço foi introduzida por uma meditação proposta por pessoas particularmente afetadas pela emergência de saúde causada pelo COVID-19: Médicos e enfermeiros; pessoas curadas de Covid-19 e uma pessoa que perdeu um membro da família; um padre, capelão de um hospital, uma religiosa enfermeira; um farmacêutico e um jornalista; um voluntário da Proteção Civil com sua família e uma família jovem, que tiveram um filho em plena pandemia na Itália, um dos países mais afetados pelo novo coronavírus.

 

Os santuários marianos do mundo, incluindo Lourdes, Aparecida, Fátima, Luján, Guadalupe e demais, juntaram-se a este momento de oração, transmitido mundialmente.

No final da oração, o Papa recitou uma oração pedindo pelo fim da pandemia:

«Sob a tua proteção, buscamos refúgio, Santa Mãe de Deus». Na atual situação dramática, cheia de sofrimentos e ansiedades que envolvem o mundo inteiro, nós nos dirigimos a Ti, Mãe de Deus e nossa Mãe, e buscamos refúgio sob tua proteção.

Ó Virgem Maria, volvei vossos olhos misericordiosos para nós nesta pandemia de coronavírus e confortai aqueles que estão perdidos e choram seus mortos queridos, às vezes enterrados de uma maneira que machuca a alma. Apoiai aqueles que estão angustiados com pessoas doentes de quem não podem estar perto para evitar o contágio. Fortalecei os que estão ansiosos com o futuro incerto e as consequências para a economia e o trabalho.

Mãe de Deus e nossa Mãe, nós te imploramos por Deus, Pai da misericórdia, que esta dura provação termine e que um horizonte de esperança e paz retorne. Como em Caná, intervém junto a teu Filho Jesus, pedindo-Lhe confortar as famílias dos doentes e das vítimas e abrir seus corações para confiar. Protegei os médicos, enfermeiros, profissionais de saúde, voluntários que estão na vanguarda desta emergência e colocam suas vidas em risco para salvar outras vidas. Acompanhai seus esforços e dai-lhes força, bondade e saúde.

Ficai ao lado daqueles que assistem os doentes noite e dia, sacerdotes e pessoas consagradas que, com preocupação pastoral e compromisso evangélico, procuram ajudar e apoiar a todos. Santa Virgem, iluminai a mente dos homens e mulheres da ciência, para que eles possam encontrar as soluções certas para superar as doenças. Ajudai os chefes das nações a trabalhar com sabedoria, preocupação e generosidade, ajudando aqueles que não têm o necessário para viver, planejando soluções sociais e econômicas com previsão e espírito de solidariedade.

Maria Santíssima tocai as consciências porque as grandes somas usadas para aumentar e aperfeiçoar os armamentos visam promover estudos adequados para evitar catástrofes semelhantes no futuro. Amada mãe, fazei crescer no mundo todo o sentido de pertencer a uma única família numerosa, na consciência do vínculo que une a todos, porque, com espírito de fraternidade e solidariedade, ajudamos as muitas situações de pobreza e miséria. Incentive a firmeza na fé, perseverança no serviço, constância na oração.

Mãe da Misericórdia, conduz os passos de seus peregrinos que desejam alcançá-lo nos Santuários dedicados a Ti em todo o mundo, sob os mais variados títulos, com teu olhar doce e maternal, escuta nossas orações e sede guia segura para cada um de nós. Ó Maria, Consoladora dos aflitos, abraça todos os teus filhos com problemas e roga ao Pai Misericordioso que intervenha com sua mão onipotente, para que a vida possa serenamente retomar seu curso diário. Confiamos a Ti, que brilha em nosso caminho como sinal de salvação e esperança, ó misericordiosa, piedosa, ó doce Virgem Maria. Amém.

Após a bênção, o Papa saudou os santuários da América Latina em espanhol: "Que nossa Mãe de Guadalupe nos acompanhe", concluiu.

Confira também: