No ano de 2017, o Brasil espera um retorno do Papa Francisco ao país, por motivo dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Mas, a visita pode se estender até o Norte do país, mas especificamente na Amazônia, conforme indicou o Presidente da Comissão para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Cláudio Hummes.

Em entrevista à Rádio Vaticano, o Prelado revelou ter entregue oficialmente ao Pontífice uma carta convidando-o a visitar uma comunidade indígena.

“O Papa é um homem que tem grande amor pela Amazônia. Está querendo muito ajudar para que a Igreja possa ali realmente desenvolver a sua missão plenamente, cada vez melhor”, disse o Cardeal, sublinhando que o Santo Padre acompanha de perto e com carinho o trabalho da Igreja nesta região.

Segundo Dom Hummes, Francisco “fará certamente todo o possível para que, de fato, ele possa dar um apoio maior, o que seria simbolicamente muito forte se ele pudesse visitar a Amazônia”

Dizendo-se confiante nesta possível visita, o Cardeal ressaltou que nada pode ser confirmado ainda.

Este, porém, não é o primeiro convite que o Santo Padre recebe para ir à Amazônia. De acordo com Dom Hummes, os Bispos do estado do Pará – que fica no Regional Norte 2 da CNBB – também enviaram uma carta ao Pontífice “pedindo que visitasse uma missão”.

“Isso não significa que o Papa visitará esta ou outra comunidade indígena. O que, sobretudo, nós queríamos é que ele visitasse uma comunidade indígena”, completou.