O Papa Francisco deixou uma doação de 20 mil euros, equivalente a 26 mil dólares, para a favela Varginha e para o Hospital São Francisco de Assis da Providência na cidade do Rio de Janeiro, em sua recente visita ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013 realizada de 23 a 28 de julho deste ano.

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, em declarações ao jornal RJTV da rede Globo, afirmou que o Santo Padre tinha deixado "um auxílio" para a paróquia de Varginha e para o hospital.

Na quarta-feira 24 de julho o Papa Francisco ao visitar o centro de saúde, inaugurou uma sala de terapia psiquiátrica que tem como fim atender os jovens que estão em um processo de recuperação por consumo de crack. O Pontífice também se encontrou com pacientes com dependência química e escutou um par de testemunhos de jovens que tinham sido vítimas do vício.

A visita à comunidade de Varginha no complexo de Manguinhos, considerada uma zona pobre e violenta na Zona Norte da cidade carioca, realizou-se na quinta-feira 25 de julho. Neste encontro, o Santo Padre deixou uma mensagem de esperança aos residentes do lugar. Além disso, percorreu a pé algumas ruas e entrou em uma casa por alguns minutos e também escutou o testemunho de um casal local.