O papa Francisco doou, por meio da Esmolaria Apostólica, 38 ventiladores pulmonares e outros materiais médico-sanitários para ajudar o Brasil e outros oito países no enfrentamento à pandemia de covid-19.

Segundo Vatican News, o Brasil receberá seis ventiladores pulmonares. Os demais países que receberão as doações são Argentina, Colômbia, Chile, Bolívia, Índia, África do Sul, Síria e Papua Nova Guiné. A distribuição dos equipamentos ficará a cargo das Nunciaturas Apostólicas de cada país.

Esta não é a primeira vez que o santo padre envia sua colaboração para enfrentar a pandemia no Brasil. Em junho de 2020, Francisco destinou ao país 4 ventiladores pulmonares. Dois meses depois, o papa enviou ao Brasil 18 ventiladores pulmonares e 6 aparelhos de ultrassom portáteis.

Na ocasião, a Esmolaria Apostólica afirmou que as doações respondiam ao apelo do papa Francisco "à generosidade e solidariedade para com as populações e países que mais sofrem com a emergência epidemiológica da covid-19". Por isso, a esmolaria disse que estava “se mobilizando de diferentes formas e em diferentes frentes para a busca de suprimentos médicos e de equipamentos eletromédicos que possam ser doados a numerosas estruturas de saúde que se encontram em situações de emergência e de pobreza”.

O papa Francisco voltou a realizar uma doação ao Brasil em setembro de 2020, de 100 macacões e 100 medidores de temperatura digital. Os equipamentos foram entregues pela nunciatura apostólica à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a distribuição ficou a cargo da Cáritas Brasileira.

“Esta doação significa um gesto de solicitude e de carinho do santo padre para aqueles que sofrem mais”, disse na ocasião o então núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni d’Aniello.

Já em janeiro deste ano, o papa Francisco enviou uma ajuda financeira para a compra de oxigênio para pacientes de covid-19 no Amazonas. Devido ao aumento dos casos no estado na época, houve alta taxa de ocupação dos leitos hospitalares e chegou a ser registrada a falta de oxigênio em alguns hospitais.

Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente, o Brasil tem 17,7 milhões de casos de covid-19 e 496.004 mortes, das quais mais de 2 mil foram registradas nas últimas 24 horas.

Confira também: