O Papa Francisco, através do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, doou 100 mil euros para ajudar as vítimas das fortes inundações ocorridas em várias regiões do Irã.

"Este montante, que quer ser uma expressão imediata do sentimento de proximidade espiritual por parte do Santo Padre para com as pessoas e territórios afetados, será distribuído, em colaboração com a Nunciatura Apostólica, nas áreas mais afetadas pela catástrofe, devendo também ser empregado nos trabalhos de socorro e assistência às pessoas e territórios atingidos", disse um comunicado do Dicastério.

Nas duas últimas semanas, mais de 200 mil pessoas foram evacuadas de seus povoados e mais de 10 milhões de pessoas sofreram danos em suas casas e propriedades por causa das violentas inundações que atingiram particularmente as Províncias de Golestan, Lorestan e Kuzestan. A Província de Kermanshah, por sua vez, já havia sofrido um terremoto no ano passado.

Representantes da Cáritas do Irã visitaram as áreas inundadas junto com outras organizações que estão fazendo o máximo possível para ajudar as pessoas.

Em 27 de março, o Santo Padre expressou pesar pela "perda de vidas humanas, feridos e danos causados", por meio de um telegrama no qual também enviou sua "sincera solidariedade com todos os afetados".

Confira também: