O papa Francisco não ficaria no Vaticano nem voltaria para a Argentina caso renunciasse ao pontificado.

Em entrevista à Univisión e Televisa, divulgada hoje (12), o papa Francisco disse que "certamente não" permaneceria no Vaticano se um dia renunciasse. Tampouco retornaria à Argentina. "Sou bispo de Roma", disse o papa e, se deixasse o pontificado, seria "o bispo emérito de Roma".

Ao ser perguntado se poderia morar na basílica pontifícia de são João de Latrão, a catedral de Roma, Francisco disse que "pode ​​ser", já que gostaria de se retirar "para confessar em uma igreja".

Mas o papa ressaltou: "Não tenho nenhuma intenção de renunciar, não por enquanto”.

O papa disse que recebeu "com muita simpatia" os rumores sobre sua possível renúncia, especialmente as teorias que foram feitas sobre isso nas últimas semanas.

Francisco lembrou que alguns jornalistas ligaram sua próxima viagem a L'Aquila, onde está o túmulo de são Celestino V, o primeiro papa da história da Igreja Católica que renunciou ao pontificado, em 1294, a uma possível renúncia. Bento XVI visitou o túmulo e deixou lá seu pálio em 2009, quatro anos antes de sua renúncia.

Papa Francisco disse que foi interessante ver como alguns uniram os fatos como se fossem “meta mensagens”, incluindo sua convocação de um consistório em agosto, “quando nem um cachorro está pelas ruas de Roma”, por causa das férias de verão.

A análise sobre a possível renúncia, disse ele, "foi sensata, é coerente, mas puro acaso".

“No momento, não sinto que o Senhor esteja me pedindo isso. Se eu sentisse que Ele estava me pedindo isso, sim”, disse.

Francisco falou que a dor no joelho que ele vem sentindo há vários meses "me assustou, no sentido de 'pensar um pouco sobre como será seu futuro agora'".

"Graças a Deus está melhorando, agora posso andar, mas certamente não poderia fazer a viagem ao Congo, porque não tinha a força", continuou.

“Agora, vinte dias depois, há este progresso”, acrescentou.

No entanto, continuou, “nunca pensei em renunciar até hoje, e o exemplo que o papa Bento nos deu é tão grande, que se vejo que não posso ou que faço mal ou sou um obstáculo, espero que a força desse exemplo me ajude a tomar a decisão”.

Perguntado sobre a regularização da figura do papa emérito na Igreja Católica, Francisco disse que “a própria história ajudará a regular melhor”.

Falando sobre Bento XVI, o papa Francisco disse que “a primeira experiência correu muito bem porque ele é um homem santo e discreto, e soube fazê-lo bem. Mas para o futuro é conveniente explicar melhor as coisas”.

Confira também: