Para o Papa Francisco, “pensar na morte faz bem” porque todos nós somos chamados a nos encontrarmos com o Senhor, por isso convidou a pensar que a vida terrena é momentânea.

Na capela da Casa Santa Marta, onde celebra a Missa de manhã, comentou o Evangelho da liturgia do dia, o qual menciona a segunda vinda de Cristo.

Francisco afirmou que a Igreja quer que os homens pensem na morte porque este chamado “acontecerá”. Por isso, “a Igreja atualmente nos diz: ‘Pare um pouco, pare e pense na morte’”.

Ao mesmo tempo, criticou que muitos funerais se tornem um evento social, onde até se come e se bebe e acaba sendo “uma reunião a mais, para não pensar”. “E hoje a Igreja, hoje o Senhor, com aquela bondade que é sua, diz a cada um de nós: ‘Pare, pare, nem todos os dias serão assim. Não se acostume como se esta fosse a eternidade. Haverá um dia em que você será levado e o outro ficará, você será levado’. É ir com o Senhor, pensar que a nossa vida terá fim. Isto faz bem”.

“Hoje talvez seja o último dia, não sei, mas farei bem meu trabalho”. “Pensar na morte não é uma fantasia ruim, é uma realidade. Se é feia ou não é feia, depende de mim, como eu a penso, mas que ela chegará, chegará. E ali será o encontro com o Senhor, esta será a beleza da morte, será o encontro com o Senhor, será Ele a vir ao seu encontro, será Ele a dizer: ‘Vem, vem, abençoado do meu Pai, vem comigo’”.

O Papa também contou uma anedota: “Há alguns dias encontrei um sacerdote, 65 anos mais ou menos, e ele tinha algo que não estava bem, ele não se sentia bem. Ele foi ao médico que lhe disse: ‘Mas olhe, o senhor tem isso, e isso é algo ruim, mas talvez tenhamos tempo para detê-lo, nós faremos isso e, se não parar, começaremos a caminhar e eu vou acompanhá-lo até o fim’. Muito bom aquele médico”.

Usando este exemplo, o Pontífice convidou a sempre ser conscientes de que “o Senhor virá me buscar para ir com Ele”.

Confira também: