O papa Francisco enviou uma mensagem ao arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, por ocasião dos 90 anos do Cristo Redentor, celebrado no dia 12 de outubro, em que faz um convite à fraternidade dizendo que “ninguém deve ficar ‘de braços cruzados’, e sim abrir os braços a todos, como faz o Redentor”.

“Esta imagem, com seus braços abertos num incessante apelo à reconciliação, retrata o convite à fraternidade que Nosso Senhor lança à cidade e a todo o país para que seja formada uma comunidade onde ninguém se sinta sozinho, indesejado, rejeitado, ignorado ou esquecido e onde todos se empenhem por um mundo mais justo, mais solidário e mais feliz”, diz a mensagem assinada pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin.

Francisco afirmou que, “independentemente do próprio grau de instrução ou de riqueza, todas as pessoas têm algo para contribuir na construção da fraternidade humana”. Segundo ele, para isso, “é fundamental o diálogo”.

O papa também expressa seus votos de que seja renovado “o compromisso de se acolherem uns aos outros, certos de que é sobretudo Cristo quem lhes acolhe a todos: Ele habita na cidade e convida a aproximarem-se Dele pois, estando perto Dele, estarão perto uns dos outros”.

Por fim, Francisco pediu que continuem rezando por ele e enviou “a bênção apostólica em nome de Cristo Redentor e pela intercessão da Mãe do povo brasileiro, Nossa Senhora Aparecida”, também celebrada em 12 de outubro.

Confira também: