O Vaticano concederá a honorificência de Comenda com a Placa da Ordem Pia, fundada pelo Papa Pio IX no século XIX, a Mohamed Mahmoud Abdel Salam, um ex-conselheiro do Grande Imã de Al-Azhar, por seus esforços para promover o diálogo inter-religioso entre o Islã e a Igreja Católica.

Alessandro Gisotti, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, explicou no domingo, 3 de fevereiro, que esta honorificência será entregue no próximo dia 26 de março na Cidade do Vaticano.

Ao conceder esta condecoração, o Papa Francisco valoriza o trabalho feito por Abdel Salam no fortalecimento das relações entre a Universidade Al-Azhar e a Igreja Católica.

A Universidade de Al-Azhar, localizada no Cairo, Egito, é a instituição mais importante do islamismo sunita, o ramo principal do mundo islâmico. Seu reitor é também o Grande Imã de Al-Azhar e é a figura de referência para todos os teólogos sunitas.

O atual Grande Imã de Al-Azhar, Ahmed Muhammad Ahmed el-Tayeb, mantêm uma excelente relação com o Papa Francisco e com a Igreja Católica.

Em todos os momentos se mostrou contrário às interpretações mais rigorosas do islamismo, rechaçou e condenou o terrorismo em nome do islamismo e realizou declarações a favor do diálogo inter-religioso e das boas relações com o cristianismo.

De fato, na viagem do Papa Francisco aos Emirados Árabes Unidos, que terminará na terça-feira, 5 de fevereiro, o Grande Imã acompanha o Pontífice em quase todos os eventos públicos.

A Ordem Pia foi criada em junho de 1847 pelo Papa Pio IX, como restituição de uma Ordem de Cavalaria do mesmo nome originária do século XVI. Como outras Ordens de Cavalaria originadas na Idade Média ou inspiradas por elas, a Ordem Pia tem diferentes níveis. O de Comenda com a Placa da Ordem Pia é um dos mais altos.

O objetivo da Ordem é honrar diplomatas, autoridades e personalidades que se distinguiram por seu trabalho em favor do bem comum no campo das relações internacionais.

Confira também: