O Papa Francisco assegurou sentir-se esperançoso com a "nova música" que aprecia nos políticos jovens "sejam de centro, esquerda ou direita", afirmou o Papa em uma recente entrevista ao jornal espanhol ´La Vanguardia´.

"Possivelmente falem dos mesmos problemas, mas com uma nova música, e isso eu gosto, isto me dá esperança porque a política é uma das formas mais elevadas do amor, da caridade", sublinhou em uma entrevista ao 'La Vanguardia' em texto reproduzido pela Europa Press.

O Papa, que também é Bispo de Roma, incidiu na importância da política para mudar o mundo e contribuir "ao bem comum". "Uma pessoa que, podendo fazê-lo, não se envolve na política pelo bem comum, é egoísmo; ou que use a política pelo bem próprio, é corrupção", precisou.

O Santo Padre criticou o atual sistema econômico e o amor ao dinheiro por cima das pessoas. "Acredito que estamos em um sistema mundial econômico que não é bom. No centro de todo sistema econômico deve estar o homem, o homem e a mulher, e todo o resto deve estar ao serviço deste homem. Mas nós pusemos o dinheiro no centro, o deus dinheiro. Temos caído em um pecado de idolatria, a idolatria do dinheiro", explicou.

Neste sentido, lamentou que neste sistema se "descarta" os jovens quando se limita a taxa de natalidade e os idosos porque "já não servem, não produzem" e ao fazê-lo se está descartando o futuro dos países porque uns são os que contribuem com "a força" para levar adiante e os outros "a sabedoria".

"Preocupa-me muito o índice de desemprego dos jovens, que em alguns países supera 50 por cento. Alguém me disse que 75 milhões de jovens europeus menores de 25 anos estão sem emprego. É uma barbaridade. Mas descartamos toda uma geração por manter um sistema econômico que já não se sustenta, um sistema que para sobreviver deve fazer a guerra, como sempre fizeram os grandes impérios", alegou.

O Papa recordou neste sentido que, embora a globalização bem entendida "seja uma riqueza", também é certo que "mal entendida é aquela que anula as diferenças".

"Uma globalização que enriqueça", exemplificou, "é como um poliedro, todos unidos mas cada qual conservando sua particularidade, sua riqueza, sua identidade, e isto não é o que acontece".

O Papa Francisco condenou todo tipo de fundamentalismo, cuja "estrutura mental" seja "a violência em nome de Deus" e defendeu o diálogo interreligioso e a "identidade" religiosa como a maneira de obter "verdadeiras mudanças".

"Nunca se pode dar um passo na vida se não ser desde atrás, sem saber de onde venho, que sobrenome tenho, que sobrenome cultural ou religioso tenho", sublinhou.

Do mesmo modo, expressou o desejo de um diálogo interreligioso que aprofunde "na raiz judia do cristianismo e no florescimento cristão do judaísmo". "Entendo que é um desafio, uma batata quente, mas isto pode ser feito como irmãos. Eu rezo todos os dias o ofício divino com os salmos de David. Os 150 salmos são recitados em uma semana. Minha oração é judia, e logo tenho a Eucaristia, que é cristã", pontou.

O Papa também qualificou os que negam holocausto judeu, definindo a atitude como "uma loucura", e relacionou o anti-semitismo com "as direitas" embora não seja "uma regra fixa". "O anti-semitismo está acostumado a aninhar melhor nas correntes políticas de direita que de esquerda, não? E ainda continua", há dito.

"NÃO SOU UM ILUMINADO"

Em um plano mais pessoal, o Papa tornou a defender a pobreza e a humildade como valores fundamentais da Igreja e descartou o papel de "Papa pároco".

"Seria imaturo. Quando recebo um chefe de Estado, tenho que recebê-lo com a dignidade e o protocolo que se merece. É verdade que com o protocolo tenho meus problemas, mas é preciso respeitá-lo", recalcou.

Francisco frisou uma vez mais o valor do gesto de Bento XVI e incidiu em que declarou que o único mandato feito durante seu Papado foi o de "cumprir o que os cardeais refletiram nas Congregações Gerais" (as reuniões dos purpurados sobre os problemas da Igreja que aconteceram antes do conclave de 2013).

"Não sou um iluminado", asseverou o Pontífice, que também admitiu que, embora ponha em risco sua segurança, seguirá aproximando-se às pessoas porque devida á sua idade não tem "muito a perder".

Finalmente, admitiu que, embora não tenha pensado como gostaria de ser recordado na história da Igreja, ele diz que se conformaria com que dissessem dele: "Era um bom homem, fez o que pôde, não foi tão mal".