O papa Francisco realizará seus exercícios espirituais de Quaresma da tarde de hoje, 6 de março, até a manhã de sexta-feira, 11 de março.

No final da oração do Ângelus dominical, o papa disse que esta tarde iniciará o seu retiro espiritual anual junto com os colaboradores da cúria romana e afirmou que “trazemos às nossas orações todas as necessidades da Igreja e da família humana. E vocês também, por favor, rezem por nós”.

Devido às medidas sanitárias por causa da pandemia de covid-19, o papa Francisco fará sozinho os tradicionais exercícios espirituais na Quaresma, na Casa Santa Marta, e não junto com os superiores da cúria romana.

Assim, a Santa Sé informou que o papa cancelará todos os compromissos durante esta semana, incluindo a audiência geral de quarta-feira, 9 de março.

Pelo segundo ano consecutivo, Francisco convidou os cardeais residentes em Roma, os chefes dos dicastérios da Santa Sé e os superiores da cúria romana a realizar este retiro anual de Quaresma “pessoalmente, retirando-se em oração, da tarde de domingo, 6, até sexta-feira, 11 de março”.

Desde 2014, o papa Francisco realiza exercícios espirituais de Quaresma junto com os superiores da cúria romana fora do Vaticano, na Casa do Divino Mestre, na cidade de Ariccia, a 45 km de Roma.

A Casa Divino Maestro é propriedade da Congregação da Sociedade de São Paulo. É um lugar reservado e silencioso que permite se dedicar com maior recolhimento aos exercícios espirituais.

Em 2020, Francisco anunciou no último minuto que não participaria dos exercícios espirituais com a cúria romana devido a um resfriado e realizou o retiro de Quaresma sozinho no Vaticano.

Em 2021, o papa deu aos superiores da cúria romana um livro escrito por um monge do século XVII como ajuda para realizar pessoalmente alguns dias de retiro. Foi o livro “Abbi a cuore il Signore” (“Tenha o Senhor no coração”) que é um manuscrito do século XVII escrito por um monge cisterciense anônimo conhecido como o “Mestre de São Bartolo”.

A edição italiana foi editada pela editora San Pablo e a introdução foi escrita por dom Daniele Libanori, bispo auxiliar de Roma desde 13 de janeiro de 2018.

O volume foi enviado aos cardeais residentes em Roma, aos chefes dos dicastérios e aos superiores da cúria romana, juntamente com uma breve carta do papa, na qual convidava cada um a realizar os exercícios espirituais onde fosse mais conveniente.

“Este ano não teremos a graça de poder contar com um pregador de exercícios” porque “a situação atual impede a aglomeração de pessoas, por isso não poderemos ir juntos à casa de exercícios”, escreveu o papa Francisco em 2021.

Confira também: