Papa Francisco. Foto: Daniel Ibáñez - Grupo ACI / Foto de bandeira: Flickr Er Guiri (CC-BY-2.0)

O Papa Francisco partiu nesta quarta-feira do aeroporto italiano de Fiumicino rumo a Seul (Coréia do Sul), onde deve chegar às 10h30 hora local e iniciar a visita a este país asiático para, entre outras coisas, presidir a cerimônia de beatificação de 124 mártires e a Jornada da Juventude Asiática.

Segundo o programa, o Papa presidirá nesta quinta-feira uma missa privada na Nunciatura Apostólica. Depois, às 15h45 hora local terá a visita de cortesia ao presidente sul-coreano Park Geun-hye,  na Casa Azul.  Quase duas horas depois dará um discurso aos bispos locais.

Na sexta-feira às 10h30 hora local celebrará a missa pela solenidade da Assunção de Maria no World Cup Stadium de Daejeon e às 17h30 se encontrará com os jovens da Ásia no Santuário de Solmoe.

No sábado às 8h55 Francisco visitará o santuário dos Mártires de Seo So mun e às 10 horas presidirá a cerimônia de Beatificação de Paul Yun Ji-Chung e 123 companheiros mártires em Gwanghwamun. Estes mártires foram assassinados no século XVIII por renunciarem ao confucionismo. Calcula-se que participarão um milhão de pessoas, entre elas 200 mil crentes católicos.

Nesse mesmo dia, às 16h30 o Santo Padre visitará o centro de reabilitação para os deficientes “Casa da Esperança” de Kkottongnae. Neste lugar também está previsto que realize uma oração no Jardim das Crianças abortadas.            

No sábado, o Papa também terá um encontro com as comunidades religiosas da Coréia no Training Center "School of Love" de Kkottongnae e outro com os líderes do apostolado leigo no Centro de Espiritualidade de Kkottongnae.

No domingo se encontrará com os bispos asiáticos no Santuário dos Mártires em Haemi e às 16h30 presidirá a Missa de encerramento da VI Jornada da Juventude Asiática no Castelo de Haemi.

Finalmente, na segunda-feira terá o encontro com os líderes religiosos no Palácio da antiga Cúria da Arquidiocese de Seul e às 9h45 celebrará a Missa pela paz e a reconciliação, Catedral de Myeong-dong, onde participarão os familiares das vítimas do ferri Sewol. Às 13 horas locais, o Papa Francisco partirá da Base Aérea de Seul para o aeroporto de Roma Ciampino.