O Papa Francisco chegou há pouco à Romênia para dar início à sua viagem apostólica a este país, que tem início nesta sexta-feira 31 de maio e decorre até o próximo domingo 2 de junho.

O avião da companhia italiana Alitalia que levou o Santo Padre saiu do aeroporto de Roma-Fiumicino às 8:10 da manhã, hora italiana, e aterrissou no aeroporto Henri Coanda-Otopeni de Bucareste às 11:30 hora da Romênia.

À sua chegada ao aeroporto da capital romena, esperavam ao Pontífice o presidente da Romênia, Klaus Werner Iohannis, junto com sua mulher. Também duas crianças que levavam trajes típicos saudaram o Papa e lhe entregaram um buquê de flores.

Junto ao local das autoridades, 400 fiéis receberam ao Santo Padre com bandeiras e cânticos. Logo em seguida, o Papa Francisco saudou os Bispos da Romênia e transladou-se em automóvel ao Palácio Cotroceni, sede da Presidência da Romênia, onde será a cerimônia de boas-vindas.

Durante o trajeto em avião entre Roma e Bucareste, o Papa dirigiu aos jornalistas que o acompanhavam umas breves palavras: “Bom dia e obrigado pela companhia nesta viagem. Dizem-nos que o clima não estará bom, que choverá, mas esperemos que aconteça o mesmo que na Bulgária, quando nos disseram o mesmo e ao final tudo saiu bem. Obrigado pelo seu trabalho e sua companhia”.

Conforme informou o Vaticano, esta viagem do Papa Francisco à Romênia tem, principalmente, um objetivo ecumênico, além da confirmação e fortalecimento da comunidade católica do país.

Conforme informou o diretor interino da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, em um recente encontro com meios de comunicação, “o tema do ecumenismo de sangue estará muito presente com a beatificação dos sete Bispos greco-católicos mártires na última jornada”.

Esta cerimônia de beatificação no domingo 2 de junho, será o ato principal desta viagem. “O dado da beatificação é muito significativo no caminho de reforço do diálogo entre católicos e ortodoxos”, assinalou Gisotti.

Confira: