O papa Francisco voltou para Roma hoje (15) depois da viagem apostólica internacional de três dias ao Cazaquistão, a 38ª viagem de seu pontificado.

O avião que transportou o papa, a comitiva e jornalistas pousou no aeroporto internacional Fiumicino de Roma às 20h03 (15h03 no horário de Brasília) após pouco mais de 7 horas de voo.

Por causa de um atraso na programação, a transmissão ao vivo da cerimônia de despedida foi cancelada.

O avião em que o papa Francisco viajava decolou por volta das 17h17 (08h17 no horário de Brasília) do aeroporto internacional Nur-Sultan, capital do Cazaquistão, com destino a Roma.

O papa chegou na terça-feira (13) ao Cazaquistão, pequeno país da Ásia Central de maioria muçulmana onde apenas 1% da população é católica.

Depois de uma cerimônia de boas-vindas visitou o presidente da República e depois teve um encontro com autoridades do país.

Ontem (14), o papa rezou em silêncio com líderes religiosos mundiais e participou da abertura do VII Congresso de Líderes Mundiais e Religiões Tradicionais.

Após o encontro, ele se reuniu com alguns dos líderes religiosos presentes, entre eles um representante da Igreja Ortodoxa Russa do Patriarcado de Moscou.

Na tarde de ontem (14), o papa rezou uma missa na praça da Expo da capital Nur-Sultan com a participação de 7 mil fiéis.

Hoje (15), último dia da viagem, o papa Francisco teve um encontro fechado com 14 membros da Companhia de Jesus da província da Rússia e depois participou de um encontro com representantes da Igreja Católica na catedral do Perpétuo Socorro.

Antes de voltar a Roma, o papa Francisco encerrou esta visita com a declaração final e encerramento do congresso no Palácio da Paz e Reconciliação.

Confira também: