O Papa Francisco já está em Maurício, último país que visita por ocasião de sua viagem apostólica na África, depois de ter estado em Moçambique e Madagascar.

O Santo Padre aterrissou no aeroporto de Port Luis (capital de Maurício) depois de viajar por 2 horas em um avião da companhia Air Madagascar e percorrer 1.055 km.

A visita do Papa a Maurício será de quase 9 horas, pois à noite voltará para dormir na Nunciatura de Madagascar e, no dia seguinte pela manhã, viajará de volta para Roma.

Apesar da brevidade da visita, a agenda papal está cheia de atividades.

A cerimônia de boas-vindas foi realizada no próprio aeroporto de Maurício, onde foi recebido com uma chuva leve, e a delegação foi encabeçada pelo primeiro-ministro acompanhado por sua esposa e pelo Bispo de Port Louis, Cardeal Maurice Piat.

Em seguida, o Papa Francisco percorreu 43 km em carro fechado e depois utilizou o papamóvel para dirigir-se ao Monumento Maria Rainha da Paz, onde foi recebido por uma família e presidiu a Santa Missa em francês. 

Ao terminar, o Pontífice foi ao episcopado para almoçar com os bispos da Conferência Episcopal do Oceano Índico (CEDOI).

À tarde, Francisco realizará uma visita privada ao Santuário do Beato Padre Jacques Laval, conhecido como “o apóstolo dos negros”, porque se dedicou à evangelização dos indígenas de Maurício.

Posteriormente, Francisco fará a visita de cortesia ao presidente no Palácio Presidencial e depois se encontrará no mesmo local com o primeiro-ministro. Ao concluir os dois encontros privados, o Papa se reunirá com as autoridades, a sociedade civil e o Corpo Diplomático no Palácio Presidencial.

Por último, o Papa irá para o aeroporto de Port Louis para a cerimônia de despedida. Está previsto para o avião decolar às 19h em direção a Antananarivo, e que o jantar seja durante o voo de duas horas, para depois descansar na Nunciatura Apostólica.

Na terça-feira, 10 de setembro, o Santo Padre fará a cerimônia de despedida de sua viagem à África, no aeroporto de Antananarivo (Madagascar), às 9h20, e a chegada do voo a Roma Ciampino está prevista para 19h(hora local).

Confira também: