Após a oração do Regina Coeli deste Domingo, o Papa Francisco anunciou que, na segunda-feira, 18 de maio, celebrará uma Missa especial para recordar São João Paulo II, quando se comemora 100 anos do nascimento de Karol Wojtyla, em Wadovice, Polônia.

Lembramo-nos dele "com muito carinho e gratidão", assinalou Francisco, referindo-se a São João Paulo II, acrescentando que às 7h (hora local) celebrará uma Eucaristia em uma capela lateral da Basílica de São Pedro, onde estão os restos mortais do Papa polonês.

"Amanhã de manhã, às 7 da manhã, celebrarei a Santa Missa, que será transmitida para todo o mundo, no altar onde repousam seus restos mortais. Do Céu ele continua a interceder pelo Povo de Deus e pela paz no mundo", indicou o Papa Francisco.

Além disso, o Pontífice recordou que "as celebrações litúrgicas com os fiéis foram retomadas em alguns países" e que "em outros se avalia a possibilidade".

Em concreto, o Santo Padre explicou que na Itália "a partir de amanhã será possível celebrar a Santa Missa com o povo", mas pediu: "Por favor, continuemos com as normas, as prescrições que nos dão para proteger a saúde de cada um e do povo".

O Santo Padre recordou ainda que no mês de maio, “é tradição em muitas paróquias celebrar as Missas da Primeira Comunhão”, mas reconheceu que “claramente, por causa da pandemia, este belo momento de fé e celebração foi adiada".

Catecismo para crianças

Por isso, o Santo Padre dirigiu “um pensamento afetuoso aos meninos e meninas” que “deveriam ter recebido a Eucaristia pela primeira vez”, mas os convidou a “viverem este tempo de espera como uma oportunidade para se prepararem melhor: rezando, lendo o livro do catecismo para aprofundar o conhecimento de Jesus, crescer na bondade e no serviço aos outros”.

Por fim, o Pontífice observou que "começa hoje a Semana Laudato Si’, que terminará no próximo domingo, no qual se recorda o quinto aniversário da publicação da Encíclica".

"Nestes tempos de pandemia em que estamos mais conscientes da importância do cuidado da nossa casa comum, faço votos de que toda a nossa reflexão e compromisso comuns ajudem a criar e fortalecer atitudes construtivas para o cuidado da Criação", concluiu o Papa Francisco.

Confira também: