O Papa Francisco assistiu às exéquias do Cardeal Jean Louis Tauran, presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso, que morreu há poucos dias, embora o protocolo estabeleça que participe somente da última parte.

Francisco se sentou no presbitério e participou da celebração, presidida pelo Cardeal Angelo Sodano, Decano do Colégio Cardinalício.

“Profundamente comovidos, nos reunimos para nos despedirmos do nosso inesquecível Cardeal. O Papa pronunciou palavras emocionantes para recordá-lo e pessoalmente guardo boas recordações dele: serviu corajosamente à Igreja apesar do peso da sua doença”, disse  Cardeal Sodano.

“As leituras da liturgia de exéquias nos consolam no momento da provação. Não desanimemos. As bem-aventuranças iluminaram o caminho do Cardeal Tauran, e agradecemos ao Senhor por nos tê-lo dado”.

O Cardeal Sodano também disse na homilia que “é a grande figura de um cardeal que dedicou a sua vida ao serviço da Igreja, da Santa Sé, do diálogo com todas as pessoas de boa vontade. Seguiu a linha do Concílio Vaticano II. Que o Senhor lhe conceda agora o prêmio dos santos”.

O Cardeal Tauran faleceu em 5 de julho em Hartford (Estados Unidos) aos 75 anos, após sofrer durante muito tempo a doença de Parkinson.

Confira também: