O Papa Francisco enviou uma mensagem à Ordem dos Pregadores, mais conhecidos como dominicanos, por ocasião do seu Capítulo Geral que acontece de 16 julho a 5 agosto, na cidade italiana de Bolonha.

Na mensagem datada de 15 de julho, o Papa sublinha que “toda a sua ação pastoral deve ser incluída na ternura e nenhum anúncio ou testemunho no mundo pode ser sem misericórdia”.

O Santo recorda que este evento é realizado “no contexto do Jubileu extraordinário da Misericórdia e do Oitavo Centenário da confirmação da Ordem por parte do Papa Honório III”.

Após sublinhar que “a misericórdia é o pilar que sustenta a vida da Igreja”, o Pontífice afirma que “credibilidade da Igreja passa através das vias do amor misericordioso e compassivo que dá nova vida e coragem para olhar ao futuro com esperança”.

“O Santo Padre auspicia que todos os que seguem o carisma de São Domingos – incansável apóstolo de graça e perdão, compassivo com os pobres e ardente defensor da verdade – possam testemunhar misericórdia, professando-a e encarnando-a na vida, e possam ser sinais da proximidade e da ternura de Deus, assim que a sociedade de hoje possa redescobrir e urgência da solidariedade, do amor e do perdão”, indica a missiva.

O telegrama do Papa é assinado pelo Secretário de Estado do Vaticano Cardeal Pietro Parolin, e foi especialmente direcionado ao Mestre da Ordem dos Pregadores, Frei Bruno Cadoré.

Confira também: