O Papa Francisco aceitou no último dia 12 de janeiro a renúncia de Dom António José Cavaco Carrilho como Bispo da Diocese do Funchal, em Portugal, e nomeou como seu sucessor Dom Nuno Brás da Silva Martins, até então Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa.

Dom António Carrilho completou 75 anos em 2017 e sua renúncia se deu por limite de idade, conforme determina o Código de Direito Canônico. Ele estava à frente do governo pastoral do Funchal desde 2007, quando foi nomeado por Bento XVI.

Por sua vez, Dom Nuno Brás é Bispo Auxiliar de Lisboa desde 2011. Ele é natural de Vimeiro, Lourinhã, no Patriarcado de Lisboa, onde nasceu em 12 de maio de 1963.

Completou seus estudos primários e secundários no Externato de Penafirme e, mais tarde, estudou Filosofia e Teologia nos seminários do Patriarcado. Obteve Doutorado em Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Foi ordenado sacerdote em 4 de julho de 1987, no Patriarcado de Lisboa. Durante seu ministério presbiteral, serviu como vigário paroquial, membro da equipe de formação do Seminário Maior, diretor da revista semanal diocesana "Voz da Verdade", professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa; responsável  pela Comissão diocesana para o Diaconato Permanente, reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, reitor do Seminário Maior Cristo Rei e diretor do Departamento de Informação do Patriarcado.

Em mensagem aos fiéis do arquipélago madeirense, Dom Nuno, cuja entrada solene está marcada para dia 17 de fevereiro, expressa sua proximidade a todos e confia o seu novo ministério à intercessão de Nossa Senhora do Monte e do Apóstolo São Tiago Menor, padroeiros da Diocese do Funchal.

Confira também: