O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira, 13 de março a renúncia de Dom Francisco Biasin como Bispo da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) e nomeou como seu sucessor Dom Henrique da Silva Brito, até então bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Dom Biasin completou 75 anos em 6 de julho de 2018 e, então, apresentou sua carta de renúncia ao Pontífice, conforme estabelece o Código de Direito Canônico. O Prelado, nascido na Itália, seguiu como missionário para o Brasil na década de 1970 e foi nomeado Bispo da Diocese de Pesqueira (PE) em 2003, tendo recebido a ordenação episcopal no mesmo ano.

Em 2011, foi nomeado Bispo da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, função que exercia até então. Desde 2012, nomeado pelo Papa Bento XVI, integra o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso do Vaticano.

Por sua vez, o novo Bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda, Dom Luiz Henrique da Silva Brito, é natural de São Gonçalo (RJ), tendo nascido em 19 de maio de 1967.

Estudou filosofia no Seminário Paulo VI de Nova Iguaçu (1986) e no Seminário São José do Rio de Janeiro (1987), e teologia no Instituto de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1987-1990). É mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade de Santa Cruz, em Roma.

Foi ordenado sacerdote em 4 de dezembro de 1991, incardinado na Diocese de Campos (RJ), na qual serviu como administrador paroquial de São Sebastião, em Campos; administrador paroquial das paróquias de Santo Antônio de Pádua, Santa Helena e São Benedito; coordenador diocesano da pastoral; juiz auditivo; diretor espiritual do Seminário Diocesano Maria Imaculada; chanceler diocesano; moderador da Cúria Diocesana; membro do Conselho Sacerdotal e do Colégio dos Consultores. Foi também professor na Faculdade de Filosofia de Campos e no Seminário Arquiepiscopal de Niterói.

Em 29 de fevereiro de 2012, foi nomeado Bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, tendo recebido a ordenação episcopal em 12 de maio do mesmo ano.

Confira também: