O papa Francisco aceitou hoje, 15 de dezembro, o pedido de renúncia do pelo bispo de Quixadá (CE), dom Angelo Pignoli. O bispo completou 75 anos no dia 4 de dezembro, atingindo o limite de idade estabelecido pelo Código de Direito Canônico.

“Agradecemos a sua contribuição à diocese de Quixadá, cuja caminhada foi impulsionada pelo seu zelo pastoral fazendo com que esta Igreja Particular crescesse sempre mais no anúncio do Reino e na fidelidade a Jesus Cristo”, afirmou a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em uma saudação a dom Pignoli.

Na mensagem a CNBB dá “graças a Deus pelo seu cuidado especial com a formação e o dinamismo desta caminhada com a vivência do Triênio Jubilar em celebração aos 50 anos da diocese de Quixadá que se encerra neste ano, tempo marcado pela evangelização e aumento da fé”. “Que este tempo de emeritude seja também sinal de alegria em seu ministério, sempre no aconchego da Sagrada Família”, conclui.

Dom Angelo Pignoli foi o terceiro bispo da diocese de Quixadá e esteve à frente da diocese por 14 anos. Ele foi nomeado para assumir o governo pastoral de Quixadá em janeiro de 2007. Sua ordenação episcopal foi em 11 de março do mesmo ano e a posse aconteceu no dia 25 de março de 2007.

O agora bispo emérito nasceu em 4 de dezembro de 1946, em Cappella Picenardi, Cremona, Itália. Veio para o Brasil com sua família quando tinha 14 anos. Fez os estudos do Ensino Médio no seminário arquidiocesano Maria Imaculada, em Brodowsky (SP), arquidiocese de Ribeirão Preto (SP), e cursou Serviço Social na Faculdade UNAERP, em Ribeirão Preto. Estudou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Em 19 de março de 1976, foi ordenado sacerdote e incardinado na diocese de Franca (SP).

Confira também: