O escritório de cerimônias litúrgicas informou que no dia 29 de junho, solenidade dos santos apóstolos são Pedro e são Paulo, o papa Francisco celebrará missa na basílica de São Pedro e abençoará os pálios dos novos arcebispos metropolitanos.

A missa começará às 9h30 (4h30 no horário de Brasília) e contará com a presença dos patriarcas, cardeais e arcebispos metropolitanos nomeados durante o ano passado.

O pálio do arcebispo é a insígnia exclusiva dos arcebispos residenciais ou metropolitanos e recorda a unidade com o sucessor de Pedro. Trata-se de uma faixa de lã branca em forma de gola, adornada com seis cruzes de seda preta. É semelhante a uma estola e é usado como escapulário.

A lã significa a dureza da repreensão aos rebeldes; a cor branca, benevolência para com os humildes e penitentes. Quatro cruzes localizadas na frente e atrás, à direita e à esquerda, o que significa que o bispo deve ter vida, ciência, doutrina e poder. Relaciona-se também com as quatro virtudes cardeais: prudência, fortaleza, temperança e justiça.

Tradicionalmente, no início da Eucaristia em 29 de junho, papa se detém em silêncio orante diante da estátua de são Pedro e reza no túmulo do apóstolo Pedro, que está sob o altar da Cátedra.

Confira também: